[dropcap]S[/dropcap]anta Catarina tem 86 casos de coronavírus em 21 cidades, segundo informou o governo do estado em entrevista coletiva nesta segunda-feira (23). A quantidade de notificações suspeitas não foi atualizada, sendo que até domingo (22) eram 410. Mais três municípios registraram diagnósticos da doença: Içara, Gaspar e Porto Belo.
O decreto de isolamento social, que terminaria nesta terça, será prorrogado por mais sete dias, começando a valer a partir de quarta (25), informou o governador Carlos Moisés (PSL), em entrevista coletiva nesta segunda. A recomendação do estado é que a população fique em casa. O governo já decretou situação de emergência por causa da pandemia.
As cidades com casos de coronavírus são:
- Florianópolis: 15 casos
- Braço do Norte: 9
- Criciúma: 9
- Blumenau: 7
- Itajaí: 7
- Tubarão: 7
- Balneário Camboriú: 6
- Joinville: 4
- São José: 4
- Chapecó: 2
- Gravatal: 2
- Imbituba: 2
- Jaraguá do Sul: 2
- Porto Belo: 2
- Rancho Queimado: 2
- Gaspar: 1
- Içara: 1
- Jaguaruna: 1
- Lages: 1
- Navegantes: 1
- Pomerode: 1
Ainda não há registro de pessoas curadas da doença no estado, disse o secretário de Saúde Helton Zeferino, e há pacientes em unidades de terapia intensiva (UTI) com quadro pulmonar que requer atenção. “Essa doença tem a capacidade de atingir tecido pulmonar e provocar lesões especificas”, disse.
O perfil dos pacientes em Santa Catarina ainda é analisada, afirmou Zeferino, mas a maioria dos casos mais graves sendo de idosos, assim como nos demais países. Entretanto, ele ressaltou que tem pacientes na UTI com “faixa etária mediana”.
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1