A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um novo alerta para temporais nesta quarta-feira (3). O motivo seria a aproximação de uma frente fria no Estado, que precede de períodos de calor mais intenso. Segundo a Epagri/Ciram, a temperatura pode chegar a 36°C no Litoral Norte.
De acordo com o boletim, há risco moderado para desastres no Estado. O destaque é para a possibilidade de temporais isolados na metade Oeste catarinense – acompanhados de raios, rajadas de vento, alagamentos e queda de granizo.
No período da tarde para a noite, conforme a Defesa Civil, a condição se estende do Meio-Oeste para o litoral catarinense.
“Novas áreas de instabilidade – alimentadas pelo calor e pela forte umidade – favorecem a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas, aquelas bem típicas de verão e, claro, sempre há risco de temporal localizado”, antecipa o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins. Os volumes de chuva no Estado podem passar de 30 mm por hora.
Já a previsão de vento intenso e mar agitado para o litoral tem relação com a frente fria associada a um ciclone extratropical, que vem do litoral do Rio Grande do Sul em direção ao leste, além do avanço de um sistema de alta pressão pelo Uruguai e litoral catarinense.