sicred
Unifique

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na tarde deste sábado (29) que o fenômeno que causou destelhamentos, quedas de árvores e tombamentos de veículos na região de Campos Novos, no Meio-Oeste, foi um tornado.

 

Caminhão tombou com a força do vento – Foto: Divulgação/NDCaminhão tombou com a força do vento – Foto: Divulgação/ND

De acordo com nota divulgada pelo órgão, as rajadas de vento na região atingiram 123 km/h, causando diversos estragos.

Para chegar a conclusão sobre o fenômeno, meteorologistas da Defesa Civil analisaram informações de radares, satélites, estações em superfície, imagens de danos e imagens aéreas realizadas no local durante este sábado (29).

Na noite de sexta-feira (28), equipes dos bombeiros e da Defesa Civil de Campos Novos atenderam ocorrências de quedas de árvores e de postes. Os bairros mais atingidos foram Ernesto Zortea, Cohab Boa Vista e Distrito Industrial.

Segundo os bombeiros, há relatos de pessoas feridas, que buscaram ajuda por conta própria. A corporação, no entanto, não efetuou nenhum atendimento de vítima.

Cerca de 60 casas ficaram destelhadas em Campos Novos – Foto: Divulgação/NDCerca de 60 casas ficaram destelhadas em Campos Novos – Foto: Divulgação/ND

Falta de energia elétrica

Em Videira, durante o pico do problema, cerca de 90 mil consumidores da região ficaram sem fornecimento de energia. A Celesc informou que às 17h40 o sistema foi reestabelecido a 26.217 unidades consumidoras, representando 29% dos clientes afetados.

Agora, a Celesc está trazendo de São Paulo, de forma emergencial, dois grupos geradores a diesel. Os equipamentos devem chegar ainda nesta tarde, e vão atender as cargas prioritárias das suas subestações em Fraiburgo e Caçador.

Já nas cidades de Campos Novos, Brunópolis e Monte Carlo, o vendaval também atingiu postes e materiais foram arremessados contra rede elétrica, provocando estragos e queda de energia.

Situação em Caçador

Em Caçador, o hospital Maicé tem dois geradores, que estão abastecidos, assim como também a UPA. As empresas de telefonia estão trabalhando para restabelecer a comunicação.

Equipes de segurança estão reunidas definindo as ações de prevenção nesta noite. Os Bombeiros Voluntários orientam a população para que tomem cuidado com o uso de velas.

Vale ressaltar que a economia de água também é importante, pois as bombas da BRK Ambiental – empresa de saneamento da região – estão desligadas por conta da falta de energia.

Alto Vale do Itajaí

Cidades do Alto Vale do Itajaí também foram afetadas pela passagem do tornado em Santa Catarina. De acordo com a plataforma da Celesc que monitora o fornecimento de energia elétrica em tempo real, pelo menos nove municípios da região sofrem com a falta de luz.

Até às 18h30 deste sábado (29), a situação mais crítica era registrada em Taió, onde 6.220 unidades consumidoras estão com o fornecimento interrompido. Em Laurentino, todos os 3.495 imóveis da cidade estão com o fornecimento interrompido.

Outras cidades como Mirim Doce, Pouso Redondo, Rio do Oeste, Rio do Campo e Salete também estão com a maioria das casas e comércios sem luz.