sicred
Unifique

Os alunos do 3º ano do Colégio São José, realizaram um experimento que é utilizado para determinar a quantidade de etanol (álcool) presente em qualquer tipo de gasolina.

Sob os cuidados do Professor de Química Albanir Rosa, foram feitos os testes, adicionando  50ml de gasolina na proveta; logo em seguida, acrescentaram 50ml de água na mesma, onde chegaram nos resultados finais.  “Usamos a pipeta para controlar a quantidade de líquidos de forma exata; agitamos os líquidos com o auxílio do bastão de vidro; deixamos a mistura cerca de 3 minutos em repouso para que fossem definidos os níveis. Após isso, foram realizados os cálculos.  Repetimos o experimento 3 vezes” explica o professor.

A conclusão final do experimento, é que nenhuma das gasolinas utilizadas nos testes estavam adulteradas, pois nenhuma possuía uma porcentagem elevada de etanol, todas  estão dentro das normas exigidas pelos órgãos reguladores.

Vale lembrar que, de acordo com a legislação e a resolução do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima), o teor de álcool permitido na gasolina é de 27%. Caso o teor alcóolico de determinada gasolina ultrapasse essa porcentagem, temos um combustível adulterado, o que pode trazer danos mecânicos ao veículo do consumidor após algum tempo.

Explicação do experimento

A água é uma substância polar e a gasolina, por sua vez, é apolar, fazendo com que elas não se misturem. Ao juntarmos ambas, o etanol, que possui uma parte de sua molécula polar e a outra apolar, presente na gasolina passará a interagir com a água automaticamente, dissolvendo-se nela. Contudo, a gasolina é separada do etanol.

Após descansar por três minutos, a gasolina irá deslocar-se para cima da mistura de água e revelará a quantidade de etanol presente na solução.