Canais digitais são os preferidos dos brasileiros para fazer transações bancárias.
De acordo com pesquisa da Federação Brasileira de Bancos, 7 de cada 10 operações são realizadas pelo celular ou internet banking.
Em 2021, foram registradas pelas instituições financeiras 119 bilhões e meio de transações nos bancos,15% a mais do que no ano anterior.
Só as movimentações pelo celular cresceram 75%. Com o Pix foram mais de 4 bilhões e meio de transações.
O levantamento da Febraban ainda mostrou que 51 milhões de brasileiros são cadastrados hoje no Pix, número que é 72% maior do que a quantidade de usuários registrados um ano atrás.
E o aumento nas operações instantâneas não para por aí.
Segundo a pesquisa, entre março de 2021 e o mesmo mês deste ano, o número de usuários que pagaram mais de 30 Pix por mês saltou 809%, passando de 428 mil clientes para quase 3 milhões e 900 mil.
O crescimento é mais acentuado entre pessoas físicas do que jurídicas, o que indica, de acordo com a Federação, que ainda há espaço para que comércio e o setor de serviços ampliem o uso do Pix como meio de pagamento.
A pesquisa de Tecnologia Bancária foi feita por meio de formulário eletrônico entre abril e junho deste ano pela Febraban e a empresa de auditoria Deloitte.
22 instituições financeiras responderam ao questionário, o que representa 87% dos ativos bancários no País.