Aconteceu na noite de terça-feira (13), no centro de evento Newtow Stelio Fontanela, a abertura oficial da 15ª edição do SENAFRUT, Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado, com a presença de participantes, profissionais e autoridades estaduais e locais.
Desde sua última edição, passaram-se 5 anos, mas agora em 2023 o evento voltou com a décima quinta edição, considerada a mais importante em nossa região.
De lá para cá teve muitas mudanças, muitos avanços e novas perspectivas para nossa profissão, para o setor e, algumas destas serão debatidas ao longo de 3 dias de intensa programação, capitaneada pelo elenco de renomadas e renomados profissionais que fazem parte da programação técnica e ditam o tom do seminário.
Estavam presentes no evento Felipe Augusto Moretti Ferreira Pinto coordenador geral 15º SENAFRUT e gerente da EPAGRI de São Joaquim, O Prefeito de São Joaquim e Presidente da AMURES Giovani Nunes, Valdir Colatto Secretário Estadual da Agricultura, o senhor sr. Dirceu Leite presidente EPAGRI, Diego Nesi Presidente Amap, Velocino Bolzani Neto Presidente Assea além de vereadores e técnicos em geral.
As autoridades falaram sobre a importância do evento, sendo esse um doa maiores do gênero no Brasil. O Prefeito Giovani Nunes, afirma que acredita da fruticultura e a cidade investe na área. “Nosso município é consolidado, pelo trabalho de nossos produtores, queremos parabenizar a EPAGRI por esse grande evento que engrandece nossa fruticultura” afirma.
O secretário de Agricultura de Santa Catarina, Valdir Collato, prestigiou o evento e disse que a importância é fomentar novas técnicas e tecnologias para o campo. “O setor produtivo merece nosso respeito, e nós queremos ajudar a tirar as dificuldades e melhorar ainda mais o nosso agronegócio” frisa o Secretário.
A realização do 15º SENAFRUT é da empresa de pesquisa agropecuária e extensão rural de Santa Catarina – EPAGRI, associação dos engenheiros agrônomos da serra catarinense – ASSEA, Associação dos produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina – AMAP, Prefeitura Municipal de São Joaquim e empresa brasileira de pesquisa agropecuária – EMBRAPA.