sicred
Unifique

Na noite de quinta-feira (07), teve início a aguardada 23ª Festa Nacional da Maçã em São Joaquim, na serra Catarinense. O evento contou com a presença de diversas autoridades, reforçando a importância da fruticultura para a economia local e nacional. A festa é de 07 a 10 de setembro de 2023.

Entre os ilustres presentes estavam o governador Jorginho Melo, o Prefeito Giovani Nunes e a vice-prefeita Ana Melo. Também marcaram a presença dos Deputados Estaduais Marcius Machado, Paulinha e Lucas Neves, da Deputada Federal Julia Zanata, vereadores de São Joaquim, prefeitos de diversas cidades da Serra Catarinense, além de secretários de Estado, secretários Municipais e representantes do Consulado do Japão.

Durante o cerimonial de abertura, os convidados enfatizaram a relevância da maçã para a economia de Santa Catarina e do Brasil. Destacaram a necessidade de investimentos e melhorias no setor da maçã. O Governador Jorginho Melo garantiu seu comprometimento com São Joaquim, prometendo a retomada das obras que estavam em andamento e que se encontram paralisadas. Ele afirmou: “Quero ser parceiro, sei da importância dessas obras para auxiliar na distribuição da maçã. Junto com o Prefeito Giovani Nunes, seguiremos nosso cronograma e investiremos no setor de agronegócio em Santa Catarina.”

O Prefeito Giovani Nunes, anfitrião do evento, destacou a importância de valorizar a maçã e os produtores locais, visto que a fruta é um pilar econômico fundamental para São Joaquim e todo o estado de Santa Catarina. Além de gerar empregos, a maçã impulsiona o turismo e a agricultura na região. Ele enfatizou: “Hoje a maçã é o nosso carro-chefe econômico, com mais de 2.000 produtores e já reconhecida identificação geográfica, contribuindo para o desenvolvimento e prosperidade do nosso município.”

A programação da 23ª Festa Nacional da Maçã em São Joaquim é gratuita, permitindo que os visitantes desfrutem do parque, exposições e shows locais e regionais sem a necessidade de compra de ingressos. Somente os shows nacionais têm cobrança de ingresso.

A festa reserva uma programação repleta de atrações, com ênfase nos shows nacionais. Além dos renomados artistas da música brasileira, os palcos do evento são credenciados por grupos regionais. Nos pavilhões, os turistas terão a oportunidade de conhecer novidades e degustar produtos exclusivos de São Joaquim e da Serra Catarinense. É uma celebração que destaca a importância da maçã e da cultura local, prometendo momentos memoráveis ​​para os visitantes.