sicred
Unifique

Segundo Ronaldo Coutinho, engenheiro agrônomo da Climaterra em São Joaquim, os próximos dias exigem atenção redobrada para a possibilidade de chuvas fortes e volumosas no sul do Brasil. Entre os dias 7 e 9 de dezembro de 2024, sábado, domingo e segunda-feira, o cenário meteorológico aponta para condições que podem causar transtornos significativos em diversas regiões.

Os mapas climáticos indicam diferentes cenários, mas todos alertam para chuvas intensas em áreas como Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e, eventualmente, São Paulo. Em um dos cenários, a precipitação se concentra no norte do Brasil, em Santa Catarina, Paraná e na capital paulista, com risco de transtornos. Outro aponta chuvas intensas no centro-sul do Paraná, em boa parte de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Em um terceiro cenário, as precipitações são mais fortes no oeste da Região Sul, mas ainda afetam o centro e o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Cidades como Florianópolis e áreas do Vale do Itajaí merecem atenção especial, devido ao risco elevado de problemas relacionados ao excesso de água. Outras áreas afetadas incluem o Planalto Sul, o Vale do Rio do Peixe, a Grande Florianópolis, o sul e oeste do Paraná e o extremo norte do Rio Grande do Sul.

A população deve permanecer atenta às previsões climáticas e se preparar para possíveis transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente nas áreas de maior risco.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ronaldo Coutinho (@clima.terra)