sicred
Unifique

O engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho do Prado, do Climaterra de São Joaquim, emitiu um alerta meteorológico crucial para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. As últimas declarações indicam a possibilidade de acumulações graves de chuva, com vários pontos do estado podendo registrar específicas, ultrapassando os 200/300 mm.

As áreas mais impactadas abrangem o Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Sul de SC, Centro Norte do RS e Centro Sul do PR ao longo desta semana e parte do final de semana. Os volumes previstos equivalem a um mês ou mais de chuva, representando um desafio específico para cidades e áreas rurais.

Ronaldo Coutinho alerta para os possíveis transtornos, incluindo alagamentos, enxurradas, aprofundamentos, queda de barreiras e riscos elevados de enchentes em rios pequenos e grandes. O risco de temporais, com chuvas intensas, raios, granizo e vendavais, persistem, alternando com breves períodos de melhoria.

Mesmo em outras regiões, a atenção é necessária, pois transtornos pontuais não são descartados. A população deve estar preparada e seguir as orientações das autoridades locais diante dessa condição meteorológica desafiadora. Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho recomendam cautela e monitoramento constante das informações oficiais.