
Santa Catarina entra em estado de atenção a partir desta segunda-feira (29) devido à previsão de chuvas volumosas e temporais típicos de verão. Segundo alerta do meteorologista Piter Scheuer, os volumes de precipitação podem variar entre 150 e 200 milímetros, com possibilidade de pontos isolados ultrapassarem os 300 milímetros ao longo da semana.
As áreas mais afetadas devem ser a Grande Florianópolis, Litoral Norte, Médio Vale, Alto Vale do Itajaí, além de regiões próximas ao Costão da Serra. Parte do litoral do Paraná e áreas do sul de São Paulo também podem registrar acumulados elevados. No Oeste catarinense, Planalto Norte, Meio-Oeste e norte do Rio Grande do Sul, há previsão de chuva forte, porém de forma mais isolada.
De acordo com o meteorologista, o cenário favorece a formação de temporais e tempestades convectivas de verão, que podem provocar chuvas intensas em curto período, acompanhadas de trovoadas, granizo, vendavais e, em situações mais severas, microexplosões atmosféricas.
O risco maior está relacionado a alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, quedas de barreira, enchentes e enchentes-relâmpago, especialmente em áreas urbanas e regiões cortadas por rios de pequeno e médio porte. O alerta vale de hoje até pelo menos quinta-feira, com maior probabilidade de ocorrência dos temporais entre a tarde e a noite, sem descartar episódios pela manhã.
A instabilidade é provocada pela atuação conjunta de quatro sistemas meteorológicos: uma perturbação nos níveis médios da atmosfera, o intenso fluxo de umidade da Amazônia, a circulação de ventos do Oceano Atlântico, associada a uma área de baixa pressão, além do calor intenso e da alta umidade.
As temperaturas seguem elevadas durante a semana, com máximas próximas ou acima dos 30 graus, podendo chegar a 34 graus em alguns dias, aumentando ainda mais o risco de temporais.
A orientação é para que a população acompanhe os avisos oficiais e redobre a atenção, especialmente em áreas de risco.
Alerta emitido pelo meteorologista Piter Scheuer.



