sicred
Unifique

Para a terça-feira (09), uma frente fria de fraca intensidade avança pelo mar, provocando temporais isolados nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Ao longo da quarta-feira (10), essa frente fria, ainda no mar, recebe reforço do fluxo de calor e umidade da região amazônica, intensificando a chuva. De forma pontual, espera-se a ocorrência de temporais, com intensidade forte em alguns momentos.

A partir da quinta-feira (11) até o final de semana, a circulação marítima favorecerá um intenso deslocamento de umidade do mar para o continente, mantendo o tempo instável e com chuvas persistentes do centro ao leste catarinense. Nas demais regiões, a chuva ocorrerá de forma mais isolada, acompanhada por temporais. O risco de ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de galhos e árvores, e danos na rede elétrica será baixo a moderado na quinta-feira (11). No entanto, na sexta-feira (12), instabilidades em médios e altos níveis da atmosfera intensificarão a chuva no litoral e também os temporais no oeste do estado, elevando o risco para moderado a alto nessas regiões.

Até a quarta-feira (10), o tempo seguirá abafado, com temperaturas oscilando em torno dos 30°C durante as tardes. Entretanto, a partir da quinta-feira (11), a maior cobertura de nuvens e o vento de sudeste a leste manterão as temperaturas amenas, não ultrapassando os 25°C no estado, inclusive durante as tardes.

Recomendações para a população incluem evitar áreas sujeitas a alagamentos e não atravessar ruas alagadas. Durante os temporais, é importante evitar atividades ao ar livre e buscar abrigo em locais seguros. Além disso, é fundamental permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.

Esta previsão meteorológica alerta para a importância da precaução e do acompanhamento das informações oficiais para garantir a segurança de todos diante das condições climáticas adversas previstas para os próximos dias em Santa Catarina.

Com informações da Defesa Civil de SC