A Associação de Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina (AMAP) realizou, nesta quinta-feira, (25), a eleição que definiu a composição da nova diretoria para a gestão 2024/2026. O evento, que ocorreu na cidade de São Joaquim, principal polo de produção de maçã no estado, marcou a transição de liderança e o compromisso renovado com o fortalecimento do setor.
Com o cultivo comercial de maçã concentrado em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, responsáveis por 95% da produção nacional, a AMAP desempenha um papel crucial na promoção de parcerias, implementação de projetos e representação dos interesses dos produtores. O ex-presidente, Diego Nesi, expressou sua gratidão pelas parcerias e destacou o trabalho realizado durante sua gestão, ressaltando a importância de projetos fundamentais para o avanço do setor.
Confira a entrevista:
Diego Nesi afirmou: “A gente vai fazer a prestação de contas aos nossos associados, mas de antemão já parabenizo o presidente Rafael por ter aceitado essa missão e toda a diretoria que continuará com esse afinco, com essa coragem de trabalhar pelo setor. Eu só tenho a agradecer por ter mais uma vez representado esse setor tão importante para a economia da região”.
Rafael Viera Grilo, o novo presidente eleito, destacou a importância de uma análise inicial dos projetos em andamento. Ele afirmou: “No primeiro momento, precisamos organizar mais a AMAP, ter um foco em gestão, sistematizar o atendimento ao nosso usuário, ter demonstrativos contábeis mensais para que nossos associados saibam para onde está indo esse recurso. Depois disso, vamos traçar um planejamento e seguir com nossos projetos.”
A maçã é um dos principais produtos do agronegócio catarinense, com uma safra de 623,1 mil toneladas, sendo 75% desse total produzido em São Joaquim, considerado o maior produtor da fruta no Brasil. Rafael Viera Grilo enfatizou a necessidade de fortalecer a gestão da AMAP para apoiar os mais de dois mil pequenos produtores na região, destacando a importância de compartilhar experiências, métodos, técnicas e conhecimentos para impulsionar o cultivo da maçã e a gestão das propriedades rurais.
Com o comprometimento da nova diretoria em promover a eficiência na gestão e impulsionar o desenvolvimento do setor, a AMAP inicia um novo capítulo em sua trajetória, visando a sustentabilidade e o crescimento contínuo da produção de maçã em Santa Catarina.
Texto: Wagner Urbano/NotiserraSC