sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
19/10/2025 13h38 ⟳ Atualizada em 19/10/2025 às 14h04

A Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (AMAP) divulgou neste domingo (19) uma nota oficial em que contesta uma informação exibida no programa Globo Rural, da TV Globo, que afirmou que o Rio Grande do Sul seria o maior produtor de maçã do Brasil.

De acordo com a entidade, os dados oficiais da Epagri/Cepa e do IBGE mostram que Santa Catarina é, na verdade, o estado líder na produção nacional de maçãs, responsável por cerca de 50% da colheita brasileira. O município de São Joaquim, na Serra Catarinense, é o maior produtor municipal do país, respondendo sozinho por mais de 40% da produção nacional.

A AMAP destacou ainda que a veiculação de informações incorretas prejudica a credibilidade do setor e a imagem dos produtores catarinenses, pedindo que o programa faça uma correção pública com base nas fontes oficiais.

Confira a nota da AMAP na íntegra:

NOTA OFICIAL

Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (AMAP)
São Joaquim – SC, 19 de outubro de 2025

A AMAP vem a público esclarecer a informação incorreta divulgada no programa Globo Rural deste domingo (19), que afirmou que o Rio Grande do Sul seria o maior produtor de maçã do Brasil.

De acordo com dados oficiais da Epagri/Cepa e do IBGE, o estado de Santa Catarina é o líder nacional na produção de maçã, responsável por cerca de 50% da produção brasileira. O município de São Joaquim destaca-se como o maior produtor municipal do país, respondendo por mais de 40% da produção nacional.

A veiculação de dados incorretos prejudica a credibilidade do setor e a imagem dos produtores catarinenses, por isso a AMAP solicita ao Globo Rural a correção pública da informação, com base nas fontes oficiais.

Reafirmamos o compromisso da entidade com a verdade dos dados, a valorização do produtor rural e o fortalecimento da cadeia produtiva da maçã catarinense, reconhecida nacional e internacionalmente pela sua qualidade e excelência.

AMAP – Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina
São Joaquim – SC

A entidade encerra reforçando que a produção catarinense de maçãs é referência nacional, tanto pela qualidade do fruto quanto pela tecnologia aplicada no campo, consolidando Santa Catarina como o principal polo da fruticultura de clima frio no Brasil.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.