14/05/2022 14h01 ⟳ Atualizada em 14/05/2022 às 14h01
O frio esperado para a próxima semana já deve estar fazendo muitos moradores de Santa Catarina prepararem casacos e cobertas. Mas além das baixas temperaturas, a passagem de um ciclone com características incomuns também deve marcar os próximos dias no Estado.
De acordo com a Metsul Meteorologia, um ciclone deve avançar do mar em direção ao continente entre a terça (17) e a quarta-feira (18), deixando em alerta os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul pela previsão de ventos muito fortes e rajadas intensas por horas.

Apesar de os ciclones serem comuns nesse período, o esperado para esta semana apresenta características atípicas, pois vai se deslocar do mar para o continente, trajetória oposta a dos ciclones na região.
O meteorologista Luiz Fernando Nachtigall explica que a trajetória do ciclone pelo continente ainda não está definida. “Dependendo do caminho que percorrer este sistema, os impactos podem ser menores ou graves”, destaca.
A Defesa Civil de Santa Catarina já emitiu alerta para a ocorrência de rajadas de vento de até 100 km/h a partir de segunda-feira (16), principalmente para as áreas do Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Já a partir de quinta-feira (19), quando o ciclone passa a se afastar do continente, o mar deve ficar agitado e com risco de ressaca.
Baixas temperaturas e chance de neve marcam a semana
Além do ciclone, a próxima semana também terá a presença de uma intensa massa de ar frio em Santa Catarina, o que deve baixar as temperaturas em todo o Estado entre segunda (16) e sexta-feira (20).
“Em regiões mais altas, como Urupema e Bom Jardim da Serra, as temperaturas podem chegar a -8°C”, destaca Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram.
E quem quer ver neve, pode ter a oportunidade nesta semana, caso a umidade também contribua: “o indicativo é de que ela ocorra entre terça e quarta, no Planalto Sul catarinense, mas ainda é cedo para confirmar”, explica a meteorologista.
A umidade estará associada a um ciclone extratropical posicionado perto da costa do Rio Grande do Sul e que ainda não tem trajetória definida. “Caso ele fique um pouco mais afastado, vai faltar umidade, que é um dos ingredientes principais para a ocorrência da neve”, fala Gilsânia.
Como fica o tempo no fim de semana
Enquanto o ciclone e todo esse frio não chegam, o sábado (14) deve ser de temperaturas amenas e nebulosidade em todo o Estado. Em áreas mais elevadas, as mínimas ficam em 5°C, enquanto podem chegar a até 23°C nas demais regiões.
Já no domingo (15), as temperaturas sobem um pouco, com elevação durante o dia. Em relação ao tempo, estão previstas pancadas de chuva e rajadas de vento moderadas no litoral.