
Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (20), em São Joaquim, uma sala multissensorial na APAE do município. O espaço foi viabilizado com recursos do deputado estadual Lucas Neves, a partir de projeto idealizado pelo vereador Domingos Martorano.
A diretora da instituição, Luciane dos Santos Velho, destacou a importância do novo ambiente para o atendimento especializado. “A gente tá muito feliz de poder inaugurar esse espaço com essa sala de recurso multissensorial na APAE de São Joaquim, porque ela vai beneficiar o nosso público-alvo, os nossos alunos, pessoas com TEA, pessoas com deficiência, trazendo mais segurança pro trabalho dos profissionais. Além da sala, tivemos a capacitação de vinte profissionais. Hoje podemos dizer que o nosso trabalho está direcionado com um plano educacional individualizado pra cada aluno, e essa sala vai facilitar o desenvolvimento deles”, afirmou.
Idealizador do projeto, Domingos Martorano classificou a entrega como um momento histórico para o município. “Hoje é um dia de muita felicidade, um dia histórico pra São Joaquim, porque a causa do autismo vem crescendo no nosso município. Tivemos a sensibilidade de fazer o pedido ao deputado Lucas Neves, no valor de cem mil reais, para implantar essa sala multissensorial aqui na APAE. Esse espaço vai auxiliar a população que necessita desse trabalho. É uma união entre Legislativo, Executivo e a APAE em favor de uma pauta muito importante pra sociedade”, disse.
O prefeito José Teodoro de Sena Amaral, o Dorinho, ressaltou o impacto do investimento na qualidade do atendimento. “A APAE já faz um trabalho magnífico no nosso município, e agora mais essa sala multissensorial para atender os usuários da instituição. É uma sala muito bem equipada, com tecnologia, que com certeza será muito bem utilizada. Tenho certeza de que vem pra agregar um trabalho que já é feito com muito carinho e qualidade, fortalecendo ainda mais o atendimento às pessoas que mais precisam”, destacou.
Já o deputado Lucas Neves enfatizou o papel da tecnologia no fortalecimento da educação especial. “É a tecnologia a serviço da educação especial, pra que possamos ter esses espaços entregues à população, oportunizando às nossas crianças, adolescentes e adultos um ambiente de desenvolvimento e estimulação. Toda a equipe foi treinada para utilizar cada ferramenta no dia a dia. Tenho certeza de que essas salas vão fazer a diferença na qualidade de vida e no aprendizado dos atendidos pela APAE”, afirmou.
A nova sala multissensorial passa a integrar a estrutura da APAE de São Joaquim e deve ampliar o atendimento especializado oferecido pela instituição à comunidade.
Texto: Wagner Urbano



