Em comunicado oficial pela internet, a Fifa e a Uefa decidiram suspender a seleção da Rússia e todos os clubes de futebol do país de participarem de qualquer competição organizada pelas entidades. No comunicado enviado nesta segunda-feira (28), os russos ficam proibidos de participar de eliminatórias para o Mundial do Catar e da Copa do Mundo.
A punição é por tempo indeterminado e vale para o esporte no campo, na praia ou no salão, seja masculino ou feminino. A decisão foi tomada em conjunto pela Fifa e pela Uefa e foi motivada pela ofensiva militar da Rússia sobre a Ucrânia.
Em nota, os órgãos lembram que “o futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”.
Nos últimos dias, a Fifa já havia divulgado uma série de medidas contra a Rússia, diante da invasão da Ucrânia, entre elas, que não seja disputada nenhuma partida ou torneio no território nacional, além do veto à bandeira e ao hino do país.
*Com informações da Agência Brasil.
Federação Russa de Futebol realiza denúncia
Com a exclusão da seleção da Copa do Mundo de 2022, a Federação Russa de Futebol denunciou nesta segunda-feira (28) uma medida “discriminatória”.
Em comunicado, a Federação Russa se mostrou “em total desacordo com a decisão da Fifa e da Uefa de suspender as equipas russas” e estima que esta medida “terá um efeito discriminatório sobre um grande número de atletas, treinadores, funcionários de clubes e da seleção”.
EUA recusa partidas contra a Rússia
A MLS (Federação de Futebol dos Estados Unidos) entrou nesta segunda-feira (28) na lista de países que se recusam a disputar partidas internacionais contra a Rússia. A decisão surgiu após país realizar invasão na Ucrânia.
A declaração da MLS foi enviada horas antes da Fifa excluir a Rússia da Copa do Mundo do Catar de 2022 e da suspensão dos clubes e seleções russas.