A Secretaria Municipal de Assistência Social de São Joaquim, em parceria com a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), tem realizado um trabalho contínuo de abordagem e acolhimento de pessoas em situação de rua. O objetivo é retirá-las das praças e oferecer oportunidades de reinserção na sociedade, seja por meio do encaminhamento ao mercado de trabalho, tratamentos de saúde, tratamento em clinicas para dependentes químicos ou da viabilização do retorno às suas cidades de origem.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Marilda dos Santos Rodrigues, a iniciativa visa tanto a melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de rua quanto a tranquilidade da população local. “Nosso objetivo é encaminhar essas pessoas para o trabalho. Quem deseja e tem condições de ingressar no mercado, nós estamos direcionando para oportunidades, especialmente na colheita da maçã e em outras atividades do município. Já para aqueles que não possuem documentação ou não conseguem se inserir, estamos providenciando os documentos necessários e organizando seu retorno para suas cidades de origem”, explica Marilda.
O procedimento envolve um estudo detalhado da situação de cada indivíduo, incluindo a tentativa de reestabelecer vínculos familiares. “Entramos em contato com as famílias, verificamos suas origens e, posteriormente, o município adquire a passagem para que possam retornar com segurança”, detalha a equipe do CREAS.
Além das abordagens regulares, a Secretaria de Assistência Social planeja um diagnóstico aprofundado para identificar quantos dos atendidos são, de fato, residentes de São Joaquim. Aqueles que necessitarem de tratamento especializado serão direcionados para o devido acompanhamento. “Nosso propósito é proporcionar um resgate da dignidade dessas pessoas, dando a elas a chance de recomeçar, seja por meio do trabalho ou do reencontro com suas famílias”, reforça Marilda.
A ação visa não apenas atender os mais vulneráveis, mas também garantir mais segurança e bem-estar à comunidade, reduzindo casos de pessoas em situação de rua e mendicância. “Não queremos ver ninguém desamparado, doente ou vivendo nas ruas. Nosso compromisso é com a dignidade humana e com a qualidade de vida tanto dos assistidos quanto da população de São Joaquim”, finaliza a secretária.
Texto: Wagner Urbano – Jornalista
Fotos: Mycchel Legnaghi