sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
05/05/2025 09h48 ⟳ Atualizada em 05/05/2025 às 09h52

Do esplendor das cerejeiras em flor ao simbolismo das pedras da fé, dois novos documentários lançados no YouTube reforçam a riqueza cultural, histórica e turística de São Joaquim, na Serra Catarinense. As obras audiovisuais abordam temas distintos, mas igualmente enraizados na identidade joaquinense: a exuberância da florada das cerejeiras e a imponência da Igreja Matriz.

“Florada das Cerejeiras em São Joaquim”

Idealizado pelo jornalista e fotógrafo Wagner Urbano, o documentário “Florada das Cerejeiras em São Joaquim” convida o espectador a contemplar a beleza das cerejeiras que colorem os campos e parques da cidade entre o fim do inverno e o início da primavera. Mais do que imagens encantadoras, o vídeo resgata a tradição japonesa do Hanami, a celebração da contemplação das flores, e destaca como esse fenômeno natural se tornou um importante atrativo turístico da região.

Com roteiro e direção de Wagner Urbano, e produção audiovisual assinada por Rodrigo Nunes, o documentário conta com depoimentos de especialistas, representantes da colônia japonesa e figuras locais, como Tiaki Yamagushi, Eduardo Sobania, Zilmar da Silva Souza e Ronaldo Coutinho do Prado. A produção valoriza a preservação da cultura e o potencial turístico da florada, que atrai cada vez mais visitantes à cidade.

“Igreja de Pedra — História e Fé”

 

Proposto por Rodrigo Nunes, o segundo documentário, “Igreja de Pedra — História e Fé”, mergulha nos bastidores da construção e preservação da Igreja Matriz de São Joaquim, um dos mais importantes patrimônios históricos do município. A obra apresenta imagens raras, entrevistas emocionantes e destaca a arquitetura em pedra basáltica que tornou a igreja um marco de fé e identidade da comunidade.

Com edição de Wagner Urbano e produção da Projekta Assessoria, o filme registra relatos de nomes como Estela D’Alva Hugen Machado, Luz Marina Varmelati,  Terezinha Pereira Matos e Padre Tiago Thomas, entre outros personagens que testemunharam a importância da igreja ao longo das décadas. A produção resgata não apenas a história física do templo, mas a espiritualidade que ele representa para gerações de joaquinenses.

Cultura acessível e valorizada com apoio da Lei Paulo Gustavo

Ambos os documentários foram realizados com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura de São Joaquim, a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria de Cultura. As obras já estão disponíveis no YouTube e fazem parte de um movimento crescente de valorização da identidade cultural de São Joaquim por meio do audiovisual.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.