De 15 a 17 de maio ocorreu, nas cidades de Lages e Joaçaba, o treinamento de combate a incêndio estrutural para os bombeiros da região do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM). O objetivo principal do treinamento é, por meio de aulas teóricas e muitas oficinas práticas, promover o repasse de conhecimento, compartilhamento de experiências e troca de aprendizado.
Neste ano, dentre outros assuntos abordados, foram retomados os cuidados sobre equipagem, tanto dos equipamentos de proteção individual (EPI) quanto dos equipamentos de proteção respiratória (EPR), componentes de suma importância para os combatentes.
No primeiro dia, foram realizadas oficinas teóricas sobre hidráulica, objetivando sobretudo a utilização correta da bomba do caminhão, resultando em maior efetividade no combate às chamas. Já nas oficinas práticas, os alunos receberam instruções acerca de tipos de jatos, progressão e passagem de porta, simulando entrada de modo técnico numa edificação e ventilação hidráulica no ambiente.
Por fim, o último dia do treinamento ocorreu no Centro de Treinamento de Joaçaba e ficou destinado à realização das oficinas quentes. A primeira oficina foi o Flashover, na qual os alunos puderam observar a evolução de um incêndio confinado. As demais oficinas foram simulações em contêiner – queima, onde os alunos realizaram diversos combates a incêndio, diversificando os tipos de ataque, de ventilação e nível de dificuldade.
Créditos:
Texto: capitão Thiago da Silva e cabo Robson Luiz Zonatto Júnior
Imagens: sargento Éder, cabo Goedert, cabo Hoffman, cabo Zonatto e soldado Anderson