[dropcap]N[/dropcap]a quinta-feira (23), o Corpo de Bombeiros Militar, de São Joaquim, realizou uma solenidade, no centro de Eventos Newton Stélio Fontanela, em que bombeiros militares e comunitários receberam homenagens, promoções, além de serem agraciados com medalhas pelos serviços prestados a corporação e a comunidade.

Estiveram presentes na solenidade o Vice Prefeito de São Joaquim, Mauricio Yamashiro; os Vereadores Admir Nunes e Luiz Carlos Fernandes, O comandante da PM de São Joaquim, Tenente Wolf,  o Capitão BM, Mateus Muniz Corradini, sub-comandante do 5º Batalhão, o comandante do exército do destacamento de São Joaquim, Israel Volpe Pinto além de bombeiros militares, comunitários, familiares e imprensa local.

A dedicação ao longo do tempo de serviço foi o que motivou ao Corpo de Bombeiros a realizar homenagens aos agentes que constantemente auxiliam à prestação de serviço à comunidade. Os bombeiros militares, 3º Sargento Emerson Godinho recebeu a medalha categoria Ouro, já o 3º Sargento Vanderlei Maciel recebeu a categoria bronze. Essas medalhas é uma condecoração pelo tempo de serviço em que os militares prestaram a corporação.

Já com a Medalha do Mérito Comunitário, foram agraciados: o Bombeiro Comunitário Wagner Matos Urbano, Danilo Oliveira Flores e Sirlei Matos, que no exercício de suas atividades se destacaram na realização de reais benefícios, para o desenvolvimento de programas e para a aproximação entre a comunidade e a corporação.

Bombeiros comunitários são promovidos

Cerca de 34 Bombeiros comunitários receberam novas divisas, sendo graduados pelo tempo de serviço que prestaram a comunidade. Os bombeiros comunitários realizaram 250 horas de serviço durante o ano, estando aptos a receber a promoção. A promoção é simbolizada por divisas com nós, mostrando o reconhecimento da corporação pelos serviços prestados pelos bombeiros comunitários.

Diploma amigo do Bombeiro

O título honorifico, amigo do bombeiro, é conferido aos militares federais, estaduais e outras corporações, em razão dos serviços prestados, que tenham contribuído para o engrandecimento moral e material do corpo de bombeiros.

Por essa razão, foram homenageados o senhor Masato Takachica, presidente da Sanjo e o 1º tenente Israel Volpe Pinto, do exército brasileiro.

Formatura do CBAE

Na ocasião, cerca de 40 pessoas da comunidade receberam o certificado do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), requisito principal para ser bombeiro comunitário no futuro.

O Curso de Bombeiros Comunitários tem por objetivo capacitar cidadãos nas áreas de prevenção e para reação em sinistros de incêndios e acidentes diversos onde existam vítimas em situação de perigo, formando ainda, na comunidade, uma força organizada para reação em situações de emergência e calamidades públicas.

Tendo como objetivos indiretos: a multiplicação de conhecimentos e cuidados básicos, através de palestras e treinamentos, visando minimizar os efeitos desastrosos de primeiros atendimentos realizados por pessoas leigas; a criação de uma cultura de prevenção nas comunidades, propiciando mais segurança e melhoria na qualidade de vida de toda a sociedade; e o aumento da interação do Corpo de Bombeiros Militar com a Comunidade.

[FinalTilesGallery id=”34″]