sicred
Unifique

Na tarde do dia 4 de janeiro de 2025, por volta das 14h28, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Lages atendeu a uma ocorrência de salvamento em altura na localidade de Pedras Brancas, na região conhecida como “Garganta do Diabo”. O incidente envolveu um praticante de canoagem, de 47 anos, que sofreu uma queda em uma cachoeira durante a atividade esportiva.

Devido à dificuldade de acesso, o local só pôde ser alcançado por rapel ou pela prática de canoagem. As viaturas ABTR-481 e AR-104 foram mobilizadas, e a guarnição montou uma ancoragem com cerca de 70 metros de cabo de salvamento para descer o paredão do cânion.

O resgatista, com o auxílio de populares que estavam no local, realizou os primeiros atendimentos à vítima, imobilizando-a com um colar cervical e em uma maca rígida. Após avaliação inicial, o homem foi encontrado consciente, orientado, comunicativo e sem lesões aparentes ou fraturas, queixando-se apenas de dores na região lombar.

A vítima foi içada do local com o apoio da aeronave Águia 07, do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM) de Florianópolis, e conduzida a um ponto seguro. Após receber atendimento da equipe médica no local, foi transportada pela guarnição do ASU-481 ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages.

O resgate evidenciou a prontidão e eficiência das equipes do Corpo de Bombeiros, que, mesmo diante de desafios de acesso, garantiram um atendimento rápido e seguro à vítima.