sicred
Unifique

Na manhã de quinta-feira, 9 de março de 2025, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Lages realizou uma complexa operação de salvamento em altura para resgatar um cachorro que havia caído em um penhasco na localidade de Altos da Serra, no interior de Urupema, na SC-112, entre os municípios de Urupema e Rio Rufino.

O animal, chamado Barão, estava preso em um ponto de difícil acesso há cerca de seis dias. O resgate foi realizado pela guarnição da viatura AR-104, que iniciou os trabalhos de reconhecimento na terça-feira, após o acionamento dos bombeiros. Na quarta-feira, uma equipe realizou um voo com drone para obter imagens aéreas e mapear o local, subsidiando o planejamento da ação de salvamento.

Na quinta-feira, a equipe acessou a área do penhasco por meio de um sítio, utilizando um veículo 4×4 devido ao terreno extremamente acidentado. A guarnição caminhou cerca de 300 metros por uma trilha, carregando todo o equipamento necessário para o salvamento em altura. Chegando à beira do penhasco, não havia visão direta do cachorro, sendo possível apenas ouvir seus latidos.

Foi então montado um tripé de ancoragem e iniciado o procedimento técnico de resgate. Um dos bombeiros, devidamente equipado, desceu aproximadamente 80 metros com o uso de cordas, até alcançar o animal. No local, o resgatista improvisou uma cadeirinha de vítima para garantir a segurança do cachorro durante a subida.

Dois sistemas de vantagem mecânica (3×1) foram utilizados para içar o bombeiro e o cão de volta à borda do penhasco. Após cinco horas de operação, o cachorro foi entregue ao seu tutor em boas condições de saúde.

A ação demonstra o preparo técnico e a dedicação dos bombeiros na preservação da vida — humana ou animal — mesmo em situações extremas e de alto risco.