05/10/2025 10h42 ⟳ Atualizada em 05/10/2025 às 10h42
Na tarde deste sábado (04), por volta das 14h26, o 5° Batalhão de Bombeiros Militar, por meio da OBM de Lages, atendeu uma ocorrência de urgência envolvendo uma recém-nascida de apenas 20 dias de vida.
De acordo com as informações repassadas, um homem chegou ao quartel com a lactente nos braços. A bebê estava em ovace (obstrução de vias aéreas por corpo estranho), apresentando dificuldade para respirar, ausência de choro e cianose.
Diante da gravidade da situação, o bombeiro militar operador do COBOM imediatamente iniciou os procedimentos de desobstrução, conseguindo reverter o quadro. A criança voltou a respirar, sendo estabilizada ainda no local. Um bombeiro comunitário que também se encontrava no COBOM prestou orientações à família sobre os cuidados a serem tomados.
Na sequência, a recém-nascida foi colocada na viatura de resgate (ASU-598), onde recebeu atendimento do médico regulador do SAMU, com aferição dos sinais vitais e aspiração de secreções. Após os primeiros cuidados, a bebê foi encaminhada ao Hospital Infantil Seara do Bem, acompanhada pela mãe, para avaliação médica mais detalhada.
A ação rápida e precisa da equipe foi fundamental para salvar a vida da criança.