O abastecimento de combustíveis em Santa Catarina, aos poucos, começa a ser retomado nesta quinta-feira (9). Isso porque bases de distribuição que estavam bloqueadas por caminhoneiros foram liberadas ao longo do dia após negociações.
Na madrugada desta quinta, caminhoneiros apoiadores da paralisação liberaram a passagem de caminhões para abastecer os postos do Litoral Norte, após trancarem a base de distribuição de combustíveis em Itajaí.
A liminar foi emitida pela Justiça a pedido do Sincombustíveis (Sindicato do comércio varejista de derivados de Petróleo do Litoral Catarinense e Região) ainda na manhã de quinta. Para garantir o cumprimento da liminar, a PM (Polícia Militar) teve que fazer escolta dos caminhões.
A base de armazenamento e distribuição, em Guaramirim, que estava bloqueada desde a manhã desta quarta-feira (8), também foi liberada. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou nesta tarde, que os veículos de carga estão circulando normalmente, inclusive, saindo da distribuidora com combustíveis.
A própria base confirmou que a situação está normalizada no local e que os caminhões que transportam os combustíveis até os postos da região Norte do Estado estão sendo escoltados pela polícia.
O presidente do Sindipetro/SC, Luiz Antônio Amin, estima que até sábado (11) a situação do sistema de abastecimento em Joinville e região estará normalizada.
Grande Florianópolis
Após 15h de obstrução, os caminhoneiros liberaram o bloqueio realizado na distribuidora da Petrobras em Biguaçu. Esta paralisação era a responsável pelo desabastecimento nos postos da Grande Florianópolis.
A desarticulação do ato ocorreu após negociação com a PMRv (Polícia Militar Rodoviária) e por pressão das decisões judiciais publicadas nesta quarta-feira (8) que estabelecem multa aos manifestantes que insistirem nos atos.
O vice-presidente do Sindópolis, Joel Fernandes, disse que os combustíveis chegam gradativamente aos postos. Após a liberação, a expectativa é de que o abastecimento nos estabelecimentos seja normalizado em dois ou três dias.
Segundo ele, no momento, 80% dos postos da Grande Florianópolis estão sem combustível. A região é abastecida pelas unidades de Biguaçu e Itajaí.