Projeto com o objetivo de incentivar o turismo na região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul foi aprovado nesta terça-feira (11) pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). A proposta (PL 1.931/2019) cria o roteiro turístico “Caminhos da Neve”. Se não houver recurso para ser analisada em Plenário, ela segue para a Câmara dos Deputados.
O Roteiro turístico Caminhos da Neve abrange 22 municípios nos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, localidades que registram temperaturas muito baixas no inverno, frequentemente com a ocorrência de neve.
É o caso, por exemplo, de São Joaquim, em Santa Catarina, e de Gramado, no Rio Grande do Sul. Aprovada em caráter terminativo, a proposta pretende estimular atividades turísticas nessa região.
A relatora, Ivete da Silveira, do MDB de Santa Catarina, defendeu a relevância do projeto. ” A região das Serras, nos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, tem fauna e flora específicas, além de monumentos históricos, culturais e ambientais de grande valor turístico. As particularidades climáticas, em especial pela ocorrência de neve no inverno, tornam única a região”.