sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
05/11/2025 18h50 ⟳ Atualizada em 05/11/2025 às 18h50
TEXTO: WAGNER URBANO - Jornalista

A Climaterra alerta para atuação de um ciclone que deve provocar ventos muito fortes entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo a partir da madrugada e manhã de sábado (08). Segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, o fenômeno começa com maior intensidade na região de Porto Alegre por volta das 6h, mas já antes deste período haverá condição de chuva forte, trovoadas, vento intenso e possibilidade de granizo em áreas do centro-norte gaúcho e parte de Santa Catarina.

Durante a manhã de sábado, as projeções mostram rajadas próximas de 90 km/h em Araranguá, cerca de 70 km/h em Criciúma e velocidades entre 60 e 90 km/h em áreas do Rio Grande do Sul, com maior impacto no litoral sul.

No período do meio-dia, o vento intensifica ainda mais: Criciúma pode registrar 90 km/h, o Litoral e região de Jaguaruna e Cabo Santa Marta podem superar 100 km/h. Na Grande Florianópolis, os ventos podem passar dos 100 km/h, enquanto Blumenau, Joinville, Curitiba e São Paulo podem registrar velocidades entre 70 e 90 km/h.

No final da tarde e noite de sábado, Florianópolis pode alcançar rajadas que variam entre 90 e 116 km/h, e o litoral paulista também pode superar a marca de 100 km/h. Durante a noite, o Rio de Janeiro passa a sentir os efeitos, com rajadas entre 60 e 80 km/h. O mar deve ficar muito agitado e perigoso para navegação em todo o litoral afetado.

De acordo com Coutinho, as capitais com maior potencial de impacto são Florianópolis e São Paulo. Os principais riscos incluem destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores, além de chuva forte, trovoadas e granizo na passagem da frente fria.

Mais detalhes, atualizações e refinamento dos dados podem ser acompanhados no Canal do Tempo, nas redes da Climaterra e nas redes sociais do meteorologista Peter Scheuer.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.