sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
08/12/2025 13h31 ⟳ Atualizada em 08/12/2025 às 13h31

A formação de um ciclone extratropical deve intensificar as instabilidades sobre a Região Sul do Brasil neste início de semana, trazendo risco elevado de temporais e episódios de tempo severo. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o sistema deve organizar áreas de forte convecção, favorecendo chuva intensa, rajadas de vento, queda de granizo, trovoadas e, de forma muito pontual, até a possibilidade de tornados ou microexplosões.

Imagens de satélite desta manhã já mostram um amplo aglomerado de nuvens carregadas avançando pelo Paraguai e parte da Bolívia, além de núcleos de instabilidade entre a Argentina e o extremo oeste da Região Sul. “Tem uma área convectiva explosiva nesses setores, que tende a ganhar força ao longo do dia”, destaca Scheuer.

A segunda-feira segue com muitas nuvens, sensação de abafamento e condição de chuva a qualquer momento. Pancadas passageiras acompanhadas de trovoadas e temporais isolados já podem ocorrer desde a manhã, especialmente no oeste dos estados do Sul. Outras regiões do Centro-Oeste e parte do Sudeste, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo, também registram possibilidade de chuva forte.

A instabilidade deve se intensificar entre a tarde e a noite, quando o ciclone extratropical, associado ao avanço de uma frente fria, fortalece a formação das tempestades. A previsão indica chuva em todas as regiões, com maior severidade no oeste da Região Sul, onde podem ocorrer granizo, chuva volumosa e vendavais com potencial para causar transtornos.

Na quarta-feira, o destaque será o vento. As rajadas podem variar entre 50 e 80 km/h no litoral, com picos acima de 100 km/h em áreas do interior. Em pontos entre a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, e a região da Grande Curitiba, especialmente na Serra do Mar, as rajadas podem atingir valores entre 130 e 140 km/h.

A tendência é que o cenário comece a se estabilizar a partir de quinta-feira.

O meteorologista reforça que a população deve acompanhar as atualizações e seguir as orientações de segurança. “O vento será muito intenso. É importante atenção redobrada. Para mais detalhes, acompanhem meu canal, onde explico cada etapa desse sistema”, finaliza Scheuer.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.