[dropcap]A[/dropcap]gricultores da Cooperativa Agropecuária de Urupema (Coopema) assinaram o termo de adesão ao programa Mais Gestão no dia 15 de maio. A iniciativa, criada pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), prevê atendimento gerencial voltado para qualificação da gestão de empreendimentos da agricultura familiar com foco no mercado.
Os cooperados assistiram a uma apresentação sobre o programa feita pela equipe da Epagri na região. A engenheira-agrônoma Maêve Castelo Branco explicou que o programa oferece serviços de assistência técnica e extensão rural por meio de assessoria e consultorias técnicas. “O objetivo é promover o aprimoramento da gestão, melhorias tecnológicas, comercialização e organização social para empreendimentos da agricultura familiar, em especial as cooperativas e associações, para ampliar o acesso dos produtos aos mercados institucionais, públicos e privados”, disse.
O prazo de execução do instrumento de parceria é de 30 meses a partir da adesão da cooperativa. “Agora começam os trabalhos para execução das metas propostas e a correção dos pontos levantados por ocasião de um diagnóstico que será aplicado na instituição e, a partir dele, a construção de um projeto de gestão”, explica o engenheiro-agrônomo Jose Marcio Lehmann.
Em Santa Catarina, o Mais Gestão vai beneficiar 39 cooperativas e associações que já vêm sendo assessoradas pela Epagri nas áreas de gestão, mercado e produção, para qualificar suas ações com foco ao acesso às variadas alternativas de mercado.