08/12/2025 18h41 ⟳ Atualizada em 08/12/2025 às 18h41

Com 49 anos de história, a Cooperserra segue investindo em inovação e tecnologia para fortalecer o setor produtivo e ampliar a qualidade do fruto entregue ao mercado. A cooperativa realizou um grande investimento em seu packing house com a aquisição de uma moderna máquina de classificação da empresa francesa MAF Roda, referência mundial no segmento.
Negociada em 2024, a nova tecnologia foi implantada com visão de longo prazo, projetada para atender as demandas da cooperativa pelos próximos 20 anos. O equipamento garante mais precisão no padrão de classificação, padronização produtiva, otimização da mão de obra e maior produtividade.
A máquina possui capacidade de processar cerca de 30 mil toneladas por ano, o equivalente a aproximadamente 90 toneladas por dia, além de contar com alto nível de eficiência energética. Outro destaque é o sistema sustentável de reaproveitamento de água: a estrutura da Cooperserra utiliza água de chuva armazenada em reservatórios para o processo de classificação das maçãs.
Segundo a direção da cooperativa, o investimento representa um marco na profissionalização e tecnificação da operação da Cooperserra, preparando a instituição para os seus 50 anos e reforçando o compromisso com a qualidade e com a credibilidade construída ao longo de quase meio século.
O projeto contou com apoio do Sicredi, parceiro histórico da cooperativa.
A Cooperserra segue ampliando sua competitividade, fortalecendo o cooperativismo serrano e contribuindo para o desenvolvimento do setor maçã em Santa Catarina.

