A Polícia Civil ampliou a Delegacia Virtual em Santa Catarina e criou uma nova modalidade de registro. O objetivo é evitar o deslocamento da população a uma delegacia de polícia e com isso ajudar a frear os impactos da pandemia de coronavírus.
A Delegacia Virtual pode ser acessada no site da Polícia Civil. Se o delito não estiver no rol elencado na página, basta registrar a ocorrência na opção “Outras Ocorrências”. O registro então será encaminhado pelo operador e despachado por um delegado de polícia.
“Em caso de necessidade, o cidadão pode fazer o registro acessando a internet. É rápido e fácil. Depois, ele receberá um protocolo validando o devido registro”, afirma o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e Delegado Geral da Polícia Civil, Paulo Koerich.
>>>>Tire suas dúvidas sobre o novo decreto do Governo
Delitos graves ainda necessitam do registro presencial em uma unidade policial. Os crimes de homicídio, latrocínio, sequestro, cárcere privado, extorsão mediante sequestro, roubo de veículos e cargas, estupro e lesão corporal relacionada à violência doméstica devem ser registrados presencialmente.
Acesse a Delegacia Virtual em www.pc.sc.gov.br
Fiscalização
Operações continuam sendo realizadas pela Polícia Civil pelo Estado para fiscalizar o cumprimento do decreto do governo do Estado que impõe medidas de restrições.
“Estamos intensificando operações diárias e também de noite com o único objetivo: fiscalizar locais de aglomerações públicas e que não são considerados serviços essenciais. O objetivo é dar cumprimento ao decreto e proteger a saúde do cidadão”, reforça Koerich.
Em Palhoça, na sexta-feira, 20, além de determinar o fechamento de duas lojas, policiais civis conduziram as gerências para a Delegacia de Polícia para assinatura de Termo Circunstanciado (TC) pelo descumprimento do decreto. Em Joinville, também na noite de sexta-feira, 10 dos 14 alvos fiscalizados foram interditados pela Polícia Civil.
Ajude a Polícia Civil contra o coronavírus
Denúncias sobre descumprimento das medidas restritivas podem ser dadas ao 181.
Todos os dados oficiais e notícias do Governo do Estado são atualizados no site www.coronavirus.sc.gov.br.
Ações para conter a propagação do vírus
A melhor forma de frear o avanço do coronavírus é a prevenção:
- Caso o paciente apresente os sintomas da doença, como febre, tosse, falta de ar, dores musculares e de cabeça, deve procurar atendimento em uma unidade básica de saúde. Não procure um hospital. Lá os agentes de saúde farão o devido encaminhamento, se necessário, e darão as orientações em relação ao tratamento
- Em caso de dúvidas sobre onde procurar ajuda, as pessoas devem ligar para o número 136, do Disque Saúde, disponibilizado pelo Ministério da Saúde
- Somente serão transferidos para UPAs ou hospitais pacientes em estado mais grave. Os sintomas do coronavírus são semelhantes ao de gripe e a recomendação para quem não tiver o caso agravado é que fique em isolamento e monitoramento em casa
- Idosos e pessoas com doenças crônicas evitem ir a eventos fechados e a locais com aglomeração
- Evite viajar se estiver com febre ou tosse
- Evite contato com pessoas que estiverem visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios (tosse ou coriza)
- Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel
- Evite tocar os olhos, nariz e boca
- Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente
- Se você ficar doente durante uma viagem, procurar imediatamente a tripulação ou equipe médica de bordo
- Na viagem, evite a ingestão de alimentos de procedência duvidosa ou inadequadamente preparados
- Evite o contato com animais silvestres ou animais doentes
- Evite que crianças e adolescentes com menos de 14 anos mantenham contato prolongado com pessoas com mais de 65 anos
- Evite a circulação em locais com grande aglomeração de pessoas, inclusive praias, lagos e lagoas
Informações adicionais para imprensa:
Diogo Vargas