sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
30/04/2020 21h51 ⟳ Atualizada em 30/04/2020 às 21h51

A Câmara Municipal de Vereadores de São Joaquim, na Serra, vem entrando em diversas discussões durante a quarentena. Alguns vereadores querem voltar ao trabalho, mas o presidente da casa legislativa ainda não autorizou a volta.

Em depoimento, o Vereador Joaquim Costa Borges, o Guga  (PDT), salienta que o presidente da casa está adiando as reuniões pelos atritos que vem acontecendo desde o início do mandato do Presidente Admir Nunes (PSL).

O Presidente Admir Nunes, enviou sua explicação através de vídeo, onde fala o que a presidência vem fazendo todas as recomendações possíveis. Ele salienta o porquê está adiando as sessões, que, segundo ele, está seguindo as recomendações do Governo do Estado e MP. “Com o Decreto, que não permite reuniões públicas e aglomerações, não restou a casa em seguir o decreto, determinei o trabalho Home office, apenas as atividades presenciais estão suspensas, a câmara está em pleno funcionamento” explica o Presidente.

Em vídeo enviado para redação do NotiserraSC, o Vereador Joaquim conta que vários recursos e requerimentos vem desde janeiro, porque isso convém ao presidente. “Não é possível que se esconda atrás do COVID 19 que não se tramita o que não lhe convém, a Câmara tem três presidentes, um eleito, outro chefe de gabinete e outro pseudo diretor geral, eu espero que seja logo restabelecido aos vereadores e que seja devolvida a quem tem mandato” conta.

Em requerimento, o Ministério Público requisitou o prazo de 48 horas para respostas as recomendações do órgão.

Vários outros assuntos já foram debatidos, mas até o momento sem definições concretas. Sessões on-line foram marcadas para deliberações para os próximos dias.

Em vídeo, veja o depoimento dos vereadores, cada um com sua versão dos fatos:

 

Nota enviada a imprensa:

 A Câmara Municipal de São Joaquim, em face de algumas postagens nas mídias e redes sociais ocorridas durante a semana, vem a público esclarecer que:

  Está apta a realizar sessões na forma on-line, desde o dia 07/04/2020, através da implantação do sistema de votações on-line desenvolvido pela empresa Softcam Soluções, e desde o dia 14/04/2020 pela plataforma Google Hangouts Meet, para as atividades de videoconferência.

  Os sistemas não trouxeram custos aos cofres públicos.  Foram testados e se mostraram operacionais para a finalidade que se destinam, facilitar, neste momento, o trabalho dos senhores Vereadores. O que pode ser atestado pelo controlador interno da Câmara.

   Sendo assim, o Presidente da Câmara, Admir Nunes, convocou os senhores Vereadores para realização de Sessão Extraordinária On-line, conforme edital n. º 003/2020, para votação do Projeto de Lei n. º 05/2020 e Projetos de Lei n. º 29/2020 a 49/2020, para o dia 17/04/2020.

   No dia 15/04/ 2020, dois dias antes da realização da sessão, cinco vereadores protocolaram o Requerimento de n. º 14/2020, que solicitava, dentre outros, a SUSPENSÃO da Sessão Extraordinária On-line, por falta de projeto de resolução.

   Antes de suspender a Sessão, o Presidente da Câmara solicitou parecer ao assessor jurídico da Câmara sobre a necessidade ou não da tramitação de Projeto de Resolução para regulamentar as sessões on-line, o qual opinou no sentido favorável.

  Por sua vez, o Presidente da Câmara, através do Ato da Presidência n. º 001/2020, resolveu suspender a Sessão Extraordinária On-line.

 Por ocorrência do Requerimento de n. º 14/2020, as realizações de sessões por videoconferência estão burocratizadas, na medida em que, sem a tramitação do Projeto de Resolução e sua aprovação, não se verifica uma possibilidade de realizar sessões por videoconferência e cria um paradigma: Se as sessões on-line só podem ocorrer após a aprovação do Projeto de Resolução, como se dará a tramitação do Projeto de Resolução?

   O Presidente da Câmara, preocupado com os projetos que ainda se encontram pendentes de votação, encaminhou o Ofício n. º 47/2020 à Polícia Militar de São Joaquim, requerendo autorização para realização de sessão presencial.  Contudo, sem resposta até o presente momento, os Vereadores foram convocados para uma Sessão Extraordinária Presencial no dia 29/04/2020, às 17h, por meio do Edital n. º 004/2020.

  Entretanto, o Ministério Público local emitiu a Recomendação de n. º 0012/2020/02PJ/SJA, Procedimento n. º 08.2020.00002574-3, na qual fortalece que o Decreto Estadual, n. 562, de 17 de abril de 2020, determinou a suspensão, até 31 de maio de 2020, em todo o território catarinense, de “eventos e as reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos” (art. 8º, II, “a”), disposição que se aplica às sessões legislativas presenciais.

  Tendo em vista a Recomendação emanada pelo Ministério Público local, o Presidente não teve outra saída a não ser cancelar a convocação da Sessão Extraordinária que se realizaria no dia 30/04/042020, às 17h.

  Por fim, a Câmara de Vereadores informa que, até o presente momento não teve nenhum gasto extraordinário, senão aqueles previstos em lei e atinentes a toda e qualquer administração pública.
 

Nota Oficial de Esclarecimento emitida pela Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de São Joaquim.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.