Não saia de casa sem levar o guarda-chuva pois nesta quarta-feira (14) a chuva deve persistir por causa do aumento das instabilidades em médios níveis da atmosfera. Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil, as chuvas se intensificam na região do Litoral catarinense e áreas próximas.
Além disso, entre a noite de quarta e a madrugada desta quinta-feira (15), um ciclone extratropical começa a se formar na costa de Santa Catarina. Com isso, os ventos e a chuva devem se intensificar de acordo com a Defesa Civil.
Após alguns dias com chuvas fortes em Santa Catarina, essa condição traz risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos. Ainda, de acordo com a Defesa Civil, por alguns momentos as chuvas podem vir acompanhadas de trovoadas.
Em comparação com os dias anteriores, esta quarta não contou com temperaturas tão baixas. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, nesta manhã não houve registro de geadas no Estado.
Ainda, de acordo com Scheuer, a temperatura mais baixa registrada foi na localidade do Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, na região serrana do Estado, onde os termômetros registraram 3,9°C.
Conforme a Epagri/Ciram, as temperaturas seguem baixas devido a massa de ar polar no Sul do Brasil. Na parte da tarde, as temperaturas ficam abaixo dos 15°C em praticamente todas as regiões de Santa Catarina.
Ciclone extratropical traz mais ventos e chuvas para o Estado
A quinta-feira (15) começa com chuva em todas as regiões de Santa Catarina, que podem vir acompanhadas por trovoadas e com chance de granizo. No decorrer da tarde, a chuva mais intensa se concentra entre o Centro e o Litoral do Estado.
Conforme a Defesa Civil do Estado, essa condição ocorre por causa da atuação de um ciclone extratropical na costa catarinense, que também intensifica o vento, sobretudo nas regiões litorâneas.
O meteorologista Piter Scheuer explica o por que a passagem desse ciclone merece uma atenção especial. Confira no vídeo abaixo:
O órgão ressalta que o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos. Já o vento sopra de direção Sul, com maior intensidade nas áreas costeiras, trazendo risco moderado associado ao vento e a agitação marítima.
Conforme um novo alerta emitido pela Defesa Civil do Estado, com a passagem do ciclone extratropical são esperados acumulados entre 100 e 150 mm na região do Centro-Leste catarinense.
Entre a noite de quinta e a manhã de sexta-feira (16), as chuvas ganham força no Litoral Sul e áreas próximas, acontecendo de forma intensa e volumosa, com acumulados entre 200 e 250 mm que pontualmente podem superar estes valores. O órgão reforça que risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é alto nas áreas em laranja e muito alto nas áreas em vermelho do mapa.
Em Santa Catarina, apenas as regiões do Oeste e Extremo-Oeste seguem com risco baixo para ocorrências meteorológicas. Já a região do Litoral Sul, o risco é muito alto.
O alerta tem início na noite desta quarta-feira às 21h, e se mantém ativo até a sexta-feira às 12h.
Chuvas fortes ao longo desta sexta-feira
O dia começa com chuva moderada a forte na sexta-feira, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Nesse dia, o risco ainda se mantém alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos nessas regiões.
A presença do ciclone também provoca mar muito agitado na região do Litoral Sul, também trazendo risco alto para atividades de navegação e pesca. Nas demais regiões do estado o tempo nublado predomina, com chuvas rápidas e isoladas.
No decorrer do dia, a chuva enfraquece nas áreas litorâneas a medida que o ciclone se afasta para alto mar. A sensação ainda é de frio, com temperaturas abaixo de 20°C em todas as regiões.
Fim de semana com tempo firme no Estado
Entre sábado (17) e domingo (18) predomina o tempo firme, com nebulosidade intercalando com períodos de céu aberto. As temperaturas sobem nas áreas litorâneas, se comparadas aos dias anteriores, e se aproximam de 20°C nas tardes.
Nas madrugadas o frio continua, com mínimas negativas na região da Serra, No litoral as temperaturas oscilam entre 12°C e 15°C, e entre 7°C e 10°C nas demais regiões do Estado.