sicred
Unifique

O relato de uma mulher diferenciada, uma mãe grata: “A prefeitura cuida do meu filho há 25 anos, atendem ele 24 horas por dia. Por isto o Dia da Mulher me fortalece e fortifica, pois sou uma mãe que reconhece o meu esforço e o dos outros pelo meu filho.” – Lúcia Helena Meira Mota, mãe de Nando

Três dias de clima de temperaturas amenas e frias e tempo instável com chuvas diárias, típico de fim de verão e perto de começo de outono. Esse quadro passou e o sol voltou forte a Lages na manhã desta quarta-feira (8 de março), com temperatura por volta de 23ºC antes das 9h da manhã, o cenário perfeito para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A prefeitura do município mais populoso da Serra Catarinense preparou amplas programações para celebrar e agradar o público feminino.

Entre as quais, um compacto concentrado de serviços e atendimentos de saúde em um dos maiores ponto de movimentação urbana da cidade: o Calçadão da Praça João Costa, Centro, no período das 9h às 13h desta quarta. As secretarias da Saúde e da Agricultura e Pesca montaram seus stands e receberam as mulheres com carinho e técnica profissional. Polícia Civil e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) foram parceiros do evento e compartilharam suas didática e experiências com a população.

Meninas de todas as idades puderam usufruir de assistências de aferição de pressão arterial; teste HGT para aferição de taxa de glicose; atenção das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics); orientações relacionadas a métodos contraceptivos; informações sobre o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, Programa Saúde na Mão e planejamento familiar, e distribuição de mudas de árvores frutíferas nativas (Projeto Frutíferas Nativas – em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida – Apremavi e a empresa Klabin).

O Município homenageia as mulheres em seu mês especial com uma série de diversificados eventos até o dia 31 de março. “Planejamos a agenda ouvindo sugestões das mulheres, suas necessidades e anseios. Desejamos que as mulheres lageanas compareçam aos nossos eventos e desejamos a todas um Feliz Dia da Mulher!”, exclama o prefeito em exercício, Juliano Polese.

Mais do que presentes, respeito! Uma mulher aguerrida, uma mãe agradecida: “A prefeitura cuida do meu filho há 25 anos, atendem ele 24 horas por dia (…)”

Mãe apaixonada pelo filho Fernando, carinhosamente lembrado por ela como Nando, de 25 anos, que fará 26 no fim de agosto, Lúcia Helena Meira Mota, residente no bairro Guarujá, tem uma história emocionante, de persistência e provas incondicionais e intermináveis de amor. Ela dedica tempo integral e exclusivo ao filho com paralisia cerebral. E nesta quarta-feira (8 de março) não há coincidência mais agradável do que parabenizar mulheres fortes e de fibra como Lúcia Helena.

Ela foi uma das pessoas atendidas no evento do Dia Internacional da Mulher no Calçadão da Praça João Costa, e a quem foram fornecidos atendimentos de aferição de pressão arterial e taxa glicêmica e de auriculoterapia, este último escolhido em razão das dores que sente na coluna vertebral motivadas pelos afazeres com o filho, por exemplo, dar-lhe banho. Lúcia defende que não cuida da saúde somente em datas comemorativas, como, o Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero, mas, periodicamente, o ano inteiro, com exames em dia. “A gente tem de estar atenta e neste dia é mais fácil ainda de lembrarmos que precisamos de cuidados, apesar de sermos reconhecidas como eternas cuidadoras. A prefeitura teve uma brilhante ideia de trazer atendimentos essenciais para cá, facilitando a vida corrida das pessoas que não têm tempo ou que estão pelo Centro resolvendo pendências. Valeu a pena vir e levou apenas alguns ‘minutinhos’, o que pode ajudar por uma vida toda, não é mesmo?”

No evento para preconizar melhor qualidade de vida, Lúcia Helena recorda da extensão dos atendimentos do Poder Público em sua vida, sobretudo, na de seu filho. “Meu filho é cuidado pela prefeitura há 25 anos, desde que nasceu. Eles atendem o meu filho 24 horas por dia, pois preciso 24 horas por dia. Desde o veículo, buscar em casa e levar para os tratamentos, até devolver ele bem ao lar de volta. Tudo, tudo, é ofertado pela prefeitura: fonoaudióloga, fisioterapeuta psicóloga, pedagoga. Eu não tenho do que reclamar, uso da prefeitura 24 por dia. Por isto o Dia da Mulher me fortalece e fortifica, pois sou uma mãe que reconhece o meu esforço e o dos outros pelo meu filho. Além de tudo o que os servidores públicos já fazem pelo meu filho, ainda realizam um evento importante deste. Gostei, sim!”

Roseli não perde tempo!

A aposentada Roseli Rodrigues de Oliveira estava passando pelo Calçadão da Praça João Costa despretensiosamente em direção ao Serviço Social do Comércio (Sesc), onde iria passar por uma sessão de Pilates na manhã desta quarta-feira (8 de março). Curiosa, parou no evento do Dia Internacional da Mulher e aproveitou todas as explicações das profissionais das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), cuja atuação e ambulatório são coordenados pela Secretaria Municipal da Saúde.

Moradora do bairro Santa Helena, Rose, como gosta de ser chamada, ocupa seu tempo com o exercício do artesanato. Ela acabou de ser submetida a uma extração dentária e ainda sente alguns desconfortos comuns decorrentes do procedimento. Portanto, foi logo querendo saber o que as Pics poderiam lhe oferecer de bom.

E não deu outra! Recebeu os devidos esclarecimentos e passou pela auriculoterapia para atenuar as dores e também diminuir os incômodos provenientes da menopausa. “Eu adorei este evento aqui. Olha que legal tudo isto. Eu vim e pude esclarecer muitas coisas. Todos deveriam parar aqui e perguntar, se inteirar, sair sabendo mais coisas e, o melhor, utilizar os serviços e levar uma ‘mudinha’ de árvore para casa. Sigam para estas novidades boas, ‘mulherada’! Hoje é o nosso dia”, convida Rose, empolgada com seu tratamento, iniciado hoje e que deve ser seguido por dez dias. Ela mesma poderá remover as sementes da orelha, porém, foi convidada a conhecer o espaço físico das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), na rua Cruz e Souza, nº: 542, bairro Brusque, e dar continuidade amparada pelas profissionais.

Atenciosa com as pessoas que circulavam pelo evento deste 8 de março, a terapeuta floral das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), dentista Fernanda Busato, entende o Dia Internacional da Mulher como propício à reflexão sobre direitos, deveres e prevenção. “A divulgação é um tesouro precioso. Esta chance de estarmos à disposição para informar e tirar dúvidas é a nossa maneira de ajudar e acolher, pois informações corretas salvam vidas.”

Ao alcance de todos, gratuitamente, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), aliviando dores do corpo e da alma, incluídas ansiedade e depressão, a auriculoterapia está inspirada na terapia milenar chinesa e baseada na análise da parte externa da orelha, que representa os órgãos do corpo humano. Após o diagnóstico – realizado através da anamnese (conversa com o paciente) e das análises visual e tátil -, o terapeuta aplica agulhas na orelha do paciente (na terapia francesa) ou sementes de mostarda e outros (na terapia chinesa).

Em Lages, auriculoterapia, acupuntura, reiki, homeopatia, massoterapia e craniopuntura, são os recursos terapêuticos de precauções a doenças e recuperação da saúde pela escuta acolhedora, desenvolvimento do vínculo terapêutico e integração, aos pacientes. O encaminhamento acontece pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No Brasil, são 29 práticas institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)/Sistema Único de Saúde (SUS)/Ministério da Saúde (MS). Informações locais: 3251-7615.

Sete tipos de árvores frutíferas nativas para levar embora e cultivar à vontade

A Secretaria da Agricultura e Pesca deslocou o Projeto Frutíferas Nativas até o Calçadão da Praça João Costa, no Dia Internacional da Mulher – 8 de março, quarta-feira. Ao todo, 720 mudas para doação, nas espécies de araçá, uvaia, pitanga, guabiju, cortiça, guabiroba lisa e crespa e cereja do Rio Grande, ao povo no esquema “até durarem os estoques”. Foram 60 mudas por caixa. Cada indivíduo com direito a cinco unidades das plantas, no total.

As mudas de frutas foram cedidas pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), com cultivo em Atalanta. Este foi o foco do dia, contudo, a Agricultura e Pesca mantém o Projeto Cultivar – Plante, colha e alimente, de doação de mudas de hortaliças, cultivadas no Horto Municipal do bairro Guarujá.

Diretora de Ceim busca mudas de frutas às crianças

No Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Vila da Criança, no bairro Universitário, são cultivados figo, maçã, pêra, ameixa e pêssego. Todavia, a diretora geral da unidade de ensino, Elusa Rafaeli, incrementou o jardim em favor das crianças com as mudas de árvores frutíferas do evento do Dia Internacional da Mulher no centro de Lages. “Esta é uma grande oportunidade de as pessoas passarem pelo local e, mesmo sem saber do que se trata, procurar se informar sobre saúde, agricultura, segurança, logística e prevenções ao motorista. As pessoas fazem a travessia e se deparam com esta estrutura e tantas pessoas imbuídas em dividir seus conhecimentos para a coletividade. Imensurável o bem que se faz”, acredita a educadora.

O secretário da Agricultura e Pesca, Thiago Henrique Cordeiro, valoriza o papel das mulheres à frente de empreendimentos rurais. “A Secretaria é uma incentivadora das mulheres do agronegócio. Na nossa região contamos com várias agroindústrias tocadas por mulheres. E bem verdade que junto a um grande homem sempre há uma grande mulher, porque mulher é sinônimo de visão, seriedade, sucesso e excelência no que se empenha a concretizar.”

City Tour de passeio pelos principais pontos turísticos da querida Lages

Ainda neste dia 8 de março, quarta-feira, no período vespertino, a partir das 14h, um City Tour para mulheres usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (Cras VI – bairro/loteamento Promorar e Bela Vista), um laço entre as secretarias do Desenvolvimento Econômico e Turismo e Assistência Social. Na ocasião, o público feminino visitará os principais pontos turísticos de Lages e, ao fim do passeio, participará de uma roda de conversa sobre Saúde na Melhor Idade, no Mercado Público Municipal.

No Popular, mais ação

Ao descentralizar as atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a prefeitura levará ao bairro Popular, nesta quarta-feira (8 de março), serviços de aferição de pressão arterial, teste HGT (glicose), orientações sobre métodos contraceptivos e informações do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). Das 13h30min às 16h30min, no campo de futebol da Associação de Moradores.

No Mercado Público tem muito mais!

Já está em andamento o roteiro do Mês da Mulher no Mercado Público Municipal, Centro, de 6 a 31 de março. Apresentações artísticas e culturais; brechó solidário; palestras com médicos, técnicos e profissionais de diversas áreas de atuação na sociedade; workshop; atendimentos de saúde, serviços e programas, e divulgação de políticas públicas voltadas para a mulher, entre outros.

Nesta quarta-feira (8 de março), o Mercado em Feira, com a comercialização de frutas, legumes, flores, mudas, pães, bolos, bolachas, mel, queijo, salame, temperos, produtos orgânicos, artigos para celíacos e artesanato. Funcionamento das 7h às 19h, na calçada lateral do Mercado Público Municipal.

Seguintes entidades e organizações de parcerias da prefeitura de Lages e Mercado Público Municipal na realização do “Mês da Mulher no Mercado Público”: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), 1º Batalhão Ferroviário (BFv), União das Associações de Moradores, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Lages (AAPL), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lages (Sindserv), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), Associação Empresarial de Lages (Acil), Rádio Clube e Banco da Família.

É Dia da Mulher no Museu Histórico Thiago de Castro! 

O resgate de histórias de lageanas expoentes está em exposição fotográfica e audiovisual no Museu Histórico Municipal Thiago de Castro (MHTC). A partir desta quarta-feira (8 de março) até o final deste mês, o Museu Histórico Municipal Thiago de Castro (MHTC) apresenta, em forma de exposição fotográfica e audiovisual, uma amostra do acervo do espaço de memória de enaltecimento à história de mulheres lageanas responsáveis pela formação da identidade cultural de Lages. De Anita Garibaldi à Doutora Wilma Carrilho, o hall do Museu conta, através de imagens, capítulos comoventes do município com mulheres que atuavam fortemente na sociedade em setores, como, economia, medicina, política, educação e artes.

 

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Toninho Vieira