12/01/2026 09h40 ⟳ Atualizada em 12/01/2026 às 09h40

A Diretoria de Meio Ambiente de São Joaquim voltou a alertar para o descarte irregular de resíduos ao longo dos sete quilômetros de asfalto que dão acesso à localidade do Luizinho. Segundo o diretor de Meio Ambiente, Olavo Costa, a situação encontrada nesta segunda-feira é preocupante.
De acordo com ele, além de lixo doméstico, foram encontrados cobertores, roupas usadas, travesseiros, além de materiais que não deveriam estar descartados no local, como estruturas de ferro e objetos volumosos. “Hoje tinha de tudo lá”, relatou o diretor, destacando o descuido por parte de quem realiza esse tipo de descarte.
Outro ponto que chamou a atenção da equipe foi a presença de um galão de fungicida, utilizado no controle de doenças agrícolas, considerado um produto forte e altamente perigoso. O descarte inadequado desse tipo de material representa risco à saúde humana e pode causar contaminação do solo e do meio ambiente.
Olavo Costa reforça que a prática demonstra a falta de cuidado e de consciência ambiental, agravando um problema recorrente na região. Além dos resíduos agrícolas, também foi constatado grande volume de lixo doméstico, descartado de forma irregular ao longo da via.
A Diretoria de Meio Ambiente orienta a população a fazer o descarte correto de resíduos, utilizando os serviços adequados, e reforça que ações de fiscalização e conscientização são fundamentais para preservar o meio ambiente e garantir a segurança de todos.