Na manhã desta segunda-feira, 16 de dezembro, o salão do Tribunal do Júri em São Joaquim foi palco da cerimônia de diplomação dos eleitos dos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urupema para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. O evento foi conduzido pela juíza eleitoral Aline Ávila Ferreira dos Santos, com a presença de autoridades como a promotora Stephani Gaeta Sanches, o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, o delegado regional Fabiano Henrique Schmitt e o comandante da Polícia Militar local, Erique Appel de Lima.
Ver essa foto no Instagram
Durante a solenidade, os eleitores mais longevos de cada município foram homenageados com certificados de mérito eleitoral. De São Joaquim, a senhora Paulina Maria Nunes, de 97 anos, foi a agraciada. De Bom Jardim da Serra, o reconhecimento foi para João Maria Pereira, de 93 anos, e, de Urupema, José Pinto de Arruda, de 94 anos, recebeu a honraria.
Na sequência, os vereadores eleitos nos três municípios receberam seus diplomas das mãos da juíza eleitoral. Os mais votados de cada cidade tiveram a oportunidade de discursar: Edson dos Santos Oliveira, por São Joaquim; Jainefer de Souza Andrade, por Urupema; e Reginaldo Cunico, por Bom Jardim da Serra.
Os prefeitos e vices eleitos também foram diplomados. Por São Joaquim, Fernando Costa (vice-prefeito) e José Teodoro, o Dorinho (prefeito). Em Urupema, Cristiane Munis Pagani e seu vice José Eduardo Souza, e, em Bom Jardim da Serra, o prefeito Pedro Ostetto e o vice César Nesi.
Encerrando a cerimônia, cada prefeito diplomado fez uso da palavra, destacando seus compromissos para o próximo mandato. O atual prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, que se despede do cargo, também discursou, desejando sucesso ao sucessor, Dorinho, e ao novo vice, Fernando Costa.
A diplomação é o ato que formaliza a escolha popular nas urnas e habilita os eleitos a tomarem posse nos respectivos cargos, simbolizando a conclusão do processo eleitoral e o início de um novo ciclo político para os municípios.