sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
02/09/2025 10h09 ⟳ Atualizada em 02/09/2025 às 10h09
TEXTO: WAGNER URBANO - Jornalista com informações da PCSC

 

A Polícia Civil de Santa Catarina esclareceu, em menos de 48 horas, o crime de latrocínio que vitimou Lucas Macedo, em São Joaquim. A operação foi conduzida pela Delegacia de Investigações Criminais (DIC) com o apoio da Delegacia de Polícia da Comarca, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), todas de São Joaquim, além da Delegacia de Polícia de Bom Jardim da Serra.

Como resultado, dois indivíduos foram presos pelos crimes de latrocínio e ocultação de cadáver, e um terceiro foi detido por posse ilegal de arma de fogo, após esconder a arma utilizada na execução.

O caso

O registro inicial foi feito em 31 de agosto de 2025, quando a Polícia Civil recebeu a informação do desaparecimento de Lucas Macedo. As primeiras diligências apontaram que a vítima havia saído, na madrugada do dia 30, de uma boate em São Joaquim, e dado carona a dois indivíduos desconhecidos.

No decorrer das apurações, ainda no domingo (31), uma pessoa compareceu à delegacia relatando que Lucas havia sido morto pelos mesmos indivíduos que estavam com ele na saída da boate. A denúncia também apontava que o corpo havia sido ocultado na localidade de Pericó, interior do município.

A partir dessa informação, a investigação passou a tratar o caso como latrocínio (roubo seguido de morte) com ocultação de cadáver.

Prisões e localização do corpo

Na manhã desta segunda-feira (1º), a Polícia Civil localizou e prendeu um dos suspeitos escondido no interior de Bom Jardim da Serra.

Enquanto uma equipe retornava da operação, chegou a confirmação de que o corpo de Lucas havia sido encontrado no leito do Rio Lava-Tudo, em Pericó, com sinais de disparos de arma de fogo. Policiais civis e a Polícia Científica se deslocaram até o local para os procedimentos periciais.

Na sequência, o segundo envolvido apresentou-se na delegacia, acompanhado de familiares. Durante o interrogatório, os dois autores confessaram a participação no crime, indicando ainda o paradeiro do veículo roubado da vítima e o local onde a arma de fogo havia sido escondida. O carro estava em um local de banhado, na cidade de Lages.

Com essas informações, foi possível prender em flagrante um terceiro indivíduo, responsável por ocultar a arma, enquadrado pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

Com o empenho contínuo das equipes, em menos de dois dias, a Polícia Civil conseguiu dar uma resposta rápida à sociedade, elucidando um crime bárbaro que gerou grande comoção em São Joaquim.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.