As 12 escolas e as quatro Unidades Descentralizadas da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de São Joaquim, que atendem cerca de 5.000 estudantes nos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, Rio Rufino e Bom Retiro, iniciaram as atividades do ano letivo de 2025.
Os profissionais da educação retornaram no dia 3 de fevereiro para formação continuada e planejamento pedagógico, preparando-se para a chegada dos estudantes, que ocorreu no dia 10 de fevereiro.
O Supervisor Regional de Educação, Murilo Fontanella Vieira, destacou que foram realizadas reuniões com prefeitos e secretários municipais de educação para alinhar o transporte escolar e garantir um início de ano letivo organizado. Além disso, reforçou a parceria entre estado e municípios com foco na melhoria dos índices do IDEB por meio das provas do SAEB.
Entre as ações para fortalecer a educação na região, o Governo do Estado realizou a convocação de novos professores concursados, que tomaram posse no dia 3 de fevereiro. Já no dia 21 de fevereiro, será feita a chamada dos profissionais aprovados para compor o quadro administrativo das escolas. Desde o dia 4 de fevereiro, também estão sendo realizadas as chamadas de professores ACTs para atender todas as unidades escolares.
Murilo Vieira ressaltou a importância da união entre gestores, professores e demais profissionais para garantir um ensino público de qualidade e frisou que a equipe da CRE vem trabalhando desde janeiro ao lado das escolas para que 2025 seja um ano de grandes avanços na educação da região.