Unifique

A energia solar fotovoltaica é uma matriz energética cada vez mais atrativa, popularizando-se no Brasil e ao redor do mundo.

Lembrando que, no seu funcionamento, a energia solar fotovoltaica é coletada e processada por módulos fotovoltaicos, e os inversores vão transformar a corrente contínua gerada (CC) em corrente alternada (CA) para ser usada em diversas finalidades.

Essa geração de energia pelo sistema fotovoltaico pode ser armazenada por meio de baterias (off grid) ou injetada na rede (on grid), além do sistema híbrido que visa unificar os dois tipos de sistemas.

Mas quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

Energia limpa

As usinas solares partem de uma fonte energética não poluente, que é a luz do sol. Portanto, ao utilizar um gerador de energia fotovoltaica, você está contribuindo para a preservação do meio ambiente. Muitas fontes energéticas utilizadas no mundo contribuem para o aumento das emissões mundiais de gases que intensificam o efeito estufa, um dos principais responsáveis pelas graves consequências do aquecimento global.

Energia renovável

Como a fonte de energia é a luz do sol, um recurso disponível na natureza e cuja origem é praticamente ilimitada, ela é considerada renovável. Isso significa que para utilizá-la, não é preciso explorar os recursos finitos do planeta Terra, diferentemente de outras fontes de energia não renováveis, como é o caso do carvão mineral, gás natural e outros combustíveis fósseis.

Desconto na conta de luz

Um dos principais atrativos da energia solar fotovoltaica é a economia resultante na conta de luz. Uma vez que os sistemas fotovoltaicos geram energia própria na unidade consumidora, o usuário depende muito menos da energia elétrica vinda da rede pública. Caso a produção energética dos painéis solares seja maior do que o consumo, então o excedente é injetado na rede gerando créditos que podem ser utilizados posteriormente, abatendo o valor na conta de luz.

Fácil manutenção e durabilidade

Os equipamentos usados em um sistema fotovoltaico, como os painéis solares, inversores e baterias, têm fácil instalação e manutenção. Além disso os sistemas on grid, apresentam uma longa durabilidade, tornando o sistema um bom custo-benefício para quem o adquire. A sua vida útil costuma ficar em torno de, pelo menos, 25 anos.

Preços estão mais acessíveis

Os custos das placas e dos equipamentos fotovoltaicos têm caído muito nos últimos anos e a instalação da energia solar atualmente já é viável para os consumidores.

 

 

Em São Joaquim, a Espirito Santo Energia tem representantes que podem fazer a diferença.

Apresentação ESES Green Energy-compactado