Lages – 19/11/19 – O Sindicato Rural de Lages promove neste sábado à tarde (23), a partir das 14 horas, o último leilão de gado geral do ano de 2019. Para o presidente da entidade Márcio Pamplona, é a última oportunidade de se fazer bons negócios. Pois, hoje, está se vivendo uma mudança no comportamento do mercado brasileiro devido ao aumento das exportações, e isso fez com que já tivesse o registro desse aumento do produto, visto, inclusive, no último final de semana, na feira de Capão alto, onde os bois alcançaram a média de R$ 6,44 o quilo, e as novilhas R$ 6,71.
A Feira de Gado Geral, em Lages, haverá também uma boa oferta de animais qualificados. A expectativa é de que os valores estejam acima dos praticados recentemente na Expolages. “Por outro lado, o leilão deste final de semana é uma boa oportunidade de se repor os animais nas propriedades para que quando essa alta efetivamente vier no produto final do boi ou da vaca para o frigorífico, o produtor não fique com pouca oferta em seus campos”, ressalta Márcio.
Ainda segundo o dirigente do Sindicato, isso faz com que a cadeia toda se anime, principalmente com a previsão de alta que deve ocorrer no final deste ano e início do ano que vem. E, no final do ano a espera de que se concretiza essa alta no preço do gado, no preço da carne isso, porque o segmento está com os preços represados e defasados há quatro ou cinco anos. O aumento recupera um pouco poder de compra do produtor.
Quanto a 2019 foi um ano bom para o produtor. Segundo Márcio Pamplona, houve um reconhecimento a nível nacional e a nível local. Recentemente saiu uma avaliação da importância do setor do agronegócio para o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, mostrando que o agronegócio representa muito no movimento econômico de Santa Catarina. “Então quando se fala em agronegócio, de parte do produtor rural, há uma conscientização maior no controle da sanidade e dos investimentos na propriedade”, conclui.
Informações: (49) 3223-1892