sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
05/08/2021 16h08 ⟳ Atualizada em 05/08/2021 às 16h08

 

 

Ao sentir a necessidade de se conectar com suas origens e pela busca identitária de seus antepassados afrodescendentes da comunidade onde cresceu, Cassiano Suhre da Rosa, idealizou a exposição fotográfica ‘’Viés das Raízes Negras: Memórias da comunidade afrodescendente de São Sebastião da Várzea’’.

 

Contemplada pelo Edital Elisabete Anderle de estímulo à cultura – 2020,  a exposição visa restabelecer as conexões de memórias entre gerações da população negra na comunidade, a partir da fotografia, bem como, proporcionar uma reflexão sobre a importância das famílias afrodescendentes na história dessa localidade, na cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense.

 

‘’Há poucos registros sobre as características culturais e ramificações dos percursos das famílias afrodescendentes, sobretudo nas comunidades de cidades interioranas, em diversas regiões de Santa Catarina’’, comenta Cassiano, que pretende reconectar sua própria história e preencher lacunas da memória afetiva da comunidade, através dessa pesquisa fotográfica.

 

A exposição conta com a curadoria da artista visual Lela Martorano e assessoria de imprensa de Ana Paula Lemos. Diante da pandemia, neste primeiro momento, a exposição acontecerá em ambiente virtual e tem data marcada para o dia 15 de agosto de 2021. O link será divulgado no dia, através das redes sociais (@raizesnegrasdavarzea) do projeto que estão sendo movimentadas nesse pré lançamento. A previsão é que em janeiro de 2022 ocorra a exposição física na comunidade, que aguarda ansiosa por esse momento.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.