12/12/2025 10h48 ⟳ Atualizada em 12/12/2025 às 10h48
O prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar, foi eleito por aclamação, na manhã desta quinta-feira (11), presidente da Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures). Ele encerra um intervalo de oito anos sem que o município ocupasse o comando da entidade. O mandato inicia em 1º de janeiro e segue até 31 de dezembro de 2026.
Na mesma assembleia, também por aclamação, a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, foi escolhida para presidir o Consórcio Interfederativo de Saúde (Cisamures). Já o prefeito de Palmeira, Sandro Masselai, assumirá a presidência do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama). As definições ocorreram no restaurante Mensageiro da Montanha, no Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra.
O encontro foi marcado por clima de união e confraternização entre os prefeitos. Ao se despedir da presidência da Amures, que deixa no fim deste mês, Pedro Ostetto agradeceu a confiança dos colegas e destacou o papel decisivo da equipe técnica da entidade e dos consórcios no atendimento às demandas municipais.
“A missão como presidente da Amures é muito gratificante e essencial para o fortalecimento da Serra Catarinense. Continuo colaborando com o conjunto dos municípios, com foco na união dos prefeitos em torno dos propósitos comuns da região”, afirmou Ostetto.
Atual presidente do Cisamures até dezembro, Fabiano Baldessar agradeceu a nova missão confiada pelos prefeitos. “Darei meu máximo nessa nova empreitada. Assumo essa responsabilidade com profundo sentimento de gratidão e trabalharei com dedicação para fortalecer ainda mais o papel da Amures e de seus consórcios”, declarou.
O prefeito de Bocaina do Sul, João Eduardo Della Gustina, também se despediu da presidência do Cisama, agradecendo o apoio dos colegas e reiterando sua parceria com a nova gestão. Para Sandro Masselai, o Cisama terá desafios importantes em 2026, especialmente por ser um ano eleitoral.
“Teremos de correr muito em busca de recursos antes do calendário eleitoral, quando tudo fica bloqueado. Será necessário um esforço ainda mais concentrado de toda a equipe do consórcio”, destacou.
Os deputados estaduais Lucas Neves e Mário Motta participaram da assembleia e apresentaram uma prestação de contas dos repasses realizados em 2025. Antes da reunião, os prefeitos inauguraram a revitalização do mirante da Cascata da Barrinha, que recebeu melhorias como plataforma de madeira tratada, iluminação, corrimão e novo paisagismo.
