A empresa Facebook deve ter novo nome, segundo o jornal The Verge. A novidade deve ser anunciada no próximo dia 28 de outubro. O novo nome deve ter algo com a palavra “Horizon”, refletindo o direcionamento da empresa para o “metaverso”, segundo informações repassadas por uma fonte diretamente envolvida com o tema.
Como “empresa metaverso” entende-se a inclusão da realidade aumentada e virtual em novos produtos da companhia. Atualmente a Facebook é proprietária, além da rede de mesmo nome, do WhatsApp, Instagram e Oculus.
A princípio, a mudança na identidade da companhia não afetaria a rede social Facebook, que permaneceria com o mesmo nome. Entretanto ela deve deixar de ser o principal produto da empresa – o “carro-chefe”. Um dos motivos que justificaria a mudança é a polêmica sobre violações de privacidade envolvendo esta rede social.
O CEO Mark Zuckerberg virou réu no processo contra a Cambridge Analytica, empresa que teve acesso a dados de 87 milhões de usuários do Facebook indevidamente em 2018. O rebatismo seria uma tentativa de desvincular a companhia do caso, conforme o Verge.
Esta não é a primeira vez que uma empresa deste porte muda de nome. Em 2015, a toda a companhia Google foi rebatizada para a Alphabet. Isso porque a atuação não se restringia mais apenas ao famoso buscador. A Google já tinha se expandido a ponto de contar até com empresas de carro e saúde, detalha o jornal.
O Facebook anunciou nos últimos tempos planos para contratar mais 10 mil funcionários para trabalhar nas unidades na Europa. O foco seria metaverso. “[…]Acho que isso vai ser uma grande parte do próximo capítulo sobre a forma como a internet evolui depois da internet móvel”, afirmou Zuckerberg ao The Verge.
Por enquanto, as mudanças estão guardadas “a sete chaves”.