sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
14/07/2025 09h04 ⟳ Atualizada em 14/07/2025 às 09h04

No último domingo, 13 de julho, São Joaquim foi palco de um encontro marcado por alegria, tradição e valorização cultural. A Associação Afro Joaquinense promoveu mais uma edição de sua tradicional feijoada, reunindo dezenas de pessoas em um almoço festivo que celebrou a união da comunidade e o fortalecimento da identidade afrodescendente na cidade.

Com feijoada caprichada, muita animação e música ao vivo com o grupo Dakele Jeito, o evento foi um verdadeiro sucesso, mostrando a força e o engajamento da etnia afro no município. O presidente da Associação, Reinaldo Garcia da Costa, destacou a importância da ação como símbolo de resistência e valorização das raízes culturais.

“Essa nossa feijoada tradicional é uma maneira de manter viva a nossa associação e a nossa cultura. Um evento como esse tem extrema importância para que a gente não deixe a nossa raiz morrer. Hoje já temos avanços, mas estão vindo os netos, os jovens… E é preciso que eles continuem. Isso aqui é cultura” reforçou o presidente.

Reinaldo também enfatizou a importância da participação da comunidade:
“Quando assumi a presidência, praticamente não havia sócios. Hoje, já somos mais de 60. Quem quiser se associar, pode procurar a gente. Quanto mais sócios, mais força a gente tem para fazer a carruagem afro-joaquinense andar”.

A organização da feijoada foi destaque à parte. Segundo Reinaldo, o evento só aconteceu graças ao esforço de voluntárias como Rosemary e Adriana, além de sua esposa e demais colaboradores.
“Foi com muita batalha. Essas duas guerreiras suaram a camisa, fizeram praticamente tudo sozinhas. Temos muito a agradecer a elas e a todos que prestigiaram e apoiaram com patrocínios”

O almoço da etnia afro em São Joaquim reforça não apenas os laços comunitários, mas também o compromisso com a preservação de uma cultura rica, diversa e essencial para a história local. A Associação segue aberta a novos membros e convida a todos que desejam contribuir com essa trajetória de resistência, celebração e pertencimento.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.