sicred
Unifique

[dropcap]A[/dropcap] primavera chegou, mas os dias frios vão persistir por mais algum tempo. Quem quiser aproveitar bem o clima ameno típico da nova estação tem a opção de subir a Serra e se deliciar com os pratos oferecidos pelo Festival Nacional da Truta (Fenatruta), que vai até domingo, dia 29, nas cidades de Urubici e Bom Retiro. Nesse período, os restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias, pizzarias, pousadas e vinícolas da região oferecem pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta. O festival é promovido pela Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici (Pouserra).

A truta é um peixe de água doce bem adaptado a regiões montanhosas que alcançou status de produto nobre em diversos estados brasileiros. Com cerca de 700 toneladas anuais, Santa Catarina é o segundo maior produtor do país, atrás apenas de Minas Gerais. As regiões Sudeste e Sul respondem por 100% do peixe criado no país, totalizando mais de duas mil toneladas, em números de 2017, atualizados em setembro do ano passado pelo IBGE. Apenas em Santa Catarina a produção de trutas cresceu 30% nos últimos sete anos, conforme dados da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta).

Entre os pratos que podem ser pedidos pelos visitantes no período do festival estão a truta em forma de filé, com cogumelos silvestres, com pinhão serrano, na telha, com nhoque de ricota, como empada, moqueca, às natas e o ravióli de truta defumada ao molho de frutas vermelhas. Nesta edição, a Fenatruta conta com a participação de 19 restaurantes da região.

Além da gastronomia à base de truta, a região tem outros atrativos que estimulam o turismo durante todas as estações do ano. Florestas de araucária, pomares de maçã e outras frutas de estação, cascatas, rios com corredeiras, trilhas, vinhedos e cânions fazem da Serra catarinense um dos principais destinos turísticos do Estado. A mais de mil metros de altitude, a região é uma das mais frias do país, onde chega a nevar quando as condições meteorológicas são propícias para isso.

No caso de Urubici, a grande produção transformou o município na “capital catarinense da hortaliça”. Para completar, os acessos pela BR-282 e pelas serras do Rio do Rastro e Corvo Branco descortinam paisagens deslumbrantes. Situadas a meia distância entre Florianópolis, Lages, Tubarão e Criciúma, as cidades de Urubici e Bom Retiro apostam agora na truta para potencializar seus recursos turísticos, reduzindo a sazonalidade que costuma caracterizar essa atividade.

Para saber mais, acesse Facebook @pouserra e Instagram @pouserraurubici

  1. Em anexo, seguem: arte do evento, fotos dos 19 pratos do festival, fotos do evento de lançamento (feitas por Paulinho Sefton) e um arquivo em Word com o nome dos pratos dos restaurantes e o respectivo fotógrafo