sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
22/10/2024 10h20 ⟳ Atualizada em 22/10/2024 às 10h20

No último dia 20 de outubro, o fotógrafo e jornalista Wagner Urbano fez um registro  impressionante: o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), também conhecido como “cometa do século”, no céu do famoso Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim, na Serra Catarinense. Conhecido por suas geadas constantes, o Vale foi o cenário perfeito para a observação deste fenômeno celeste. Segundo Wagner, as fotos foram registradas em RAW, com tempo de exposição entre 25 e 30 segundos, ISO entre 900 e 1000 com sua câmera SONY A6400.

O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) foi descoberto em janeiro de 2023 pelo Observatório Chinês de Tsuchinshan, com confirmação pelo ATLAS (Sistema de Alerta de Impacto de Asteroides), um projeto da NASA. O apelido de “cometa do século” se deve ao brilho extraordinário do objeto, um evento raro para a observação a olho nu, comparável ao famoso cometa Hale-Bopp, um dos mais brilhantes do século XX.

Atingindo seu ponto de maior proximidade com a Terra no dia 12 de outubro de 2024, a uma distância de cerca de 70 milhões de quilômetros, o cometa começou a ser visível no Hemisfério Sul a partir de 15 de setembro. Sua composição, basicamente de gelo, remonta à origem na borda do Sistema Solar, tornando-o uma relíquia de uma região inexplorada do espaço.

O registro de Urbano em São Joaquim marca mais um momento histórico para o Vale do Caminhos da Neve, que se destaca não apenas pelas suas paisagens geladas, mas agora também pela observação de um dos fenômenos astronômicos mais aguardados do século.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.