sicred
Unifique

No último dia 20 de outubro, o fotógrafo e jornalista Wagner Urbano fez um registro  impressionante: o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), também conhecido como “cometa do século”, no céu do famoso Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim, na Serra Catarinense. Conhecido por suas geadas constantes, o Vale foi o cenário perfeito para a observação deste fenômeno celeste. Segundo Wagner, as fotos foram registradas em RAW, com tempo de exposição entre 25 e 30 segundos, ISO entre 900 e 1000 com sua câmera SONY A6400.

O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) foi descoberto em janeiro de 2023 pelo Observatório Chinês de Tsuchinshan, com confirmação pelo ATLAS (Sistema de Alerta de Impacto de Asteroides), um projeto da NASA. O apelido de “cometa do século” se deve ao brilho extraordinário do objeto, um evento raro para a observação a olho nu, comparável ao famoso cometa Hale-Bopp, um dos mais brilhantes do século XX.

Atingindo seu ponto de maior proximidade com a Terra no dia 12 de outubro de 2024, a uma distância de cerca de 70 milhões de quilômetros, o cometa começou a ser visível no Hemisfério Sul a partir de 15 de setembro. Sua composição, basicamente de gelo, remonta à origem na borda do Sistema Solar, tornando-o uma relíquia de uma região inexplorada do espaço.

O registro de Urbano em São Joaquim marca mais um momento histórico para o Vale do Caminhos da Neve, que se destaca não apenas pelas suas paisagens geladas, mas agora também pela observação de um dos fenômenos astronômicos mais aguardados do século.