sicred
Unifique

Uma frente fria que avança pelo Oceano Atlântico está direcionando grande quantidade de umidade em direção ao continente. A combinação desse sistema com o aquecimento diurno favorece a formação de instabilidades em grande parte da Região Sul, deixando esta sexta-feira e o fim de semana com previsão de chuva e risco de temporais. A ocorrência de tempo severo não está descartada.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, imagens de satélite mostram o desenvolvimento de aglomerados convectivos sobre o Paraguai e a Argentina. Um sistema convectivo intenso atua sobre o território argentino e as pancadas com trovoadas avançam em direção ao noroeste do Rio Grande do Sul, podendo atingir áreas de Santa Catarina e do Paraná ainda no período da manhã.

Imagens de radar já indicam estruturas multicelulares sobre o território gaúcho. Ao longo desta sexta-feira, o tempo segue com sol entre nuvens e períodos de maior nebulosidade. Pela manhã, as pancadas tendem a ocorrer de forma mais isolada e mal distribuída. No entanto, entre a tarde e a noite, do centro ao norte do Rio Grande do Sul, além de áreas de Santa Catarina e Paraná, a condição de chuva aumenta consideravelmente, com risco de temporais e possibilidade de tempestades localizadas.

Nas áreas do centro-leste e do litoral, os volumes de chuva podem ser mais expressivos. Não se descartam ocorrências pontuais de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, com acumulados que podem se aproximar ou até superar os 100 milímetros em pontos isolados. Apesar disso, a previsão não indica chuva generalizada com esses volumes em toda a região.

Para o sábado e o domingo, a frente fria permanece quase estacionária sobre o Oceano Atlântico, mantendo o suporte para novas instabilidades. A previsão indica chuva e risco de temporais a qualquer momento do dia. Durante madrugadas e manhãs, as pancadas tendem a ser mais irregulares, enquanto nas tardes e noites a probabilidade de chuva aumenta significativamente.

Na segunda e terça-feira de Carnaval, o tempo segue com sol entre nuvens e pancadas de chuva típicas de verão entre a tarde e a noite. As temperaturas ficam próximas ou acima dos 30°C, com sensação de abafamento.

Já na quarta e quinta-feira, a tendência é de tempo mais seco, com pancadas bem isoladas.

A orientação é para que a população acompanhe os avisos meteorológicos e redobre a atenção em áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos.