16/12/2025 08h44 ⟳ Atualizada em 16/12/2025 às 08h45

Uma frente fria segue atuando sobre a Região Sul do Brasil e mantém o tempo instável em Santa Catarina, com registros de chuva, garoa e períodos de melhora ao longo do dia. A instabilidade ainda atua entre a madrugada e a manhã, mas o tempo começa a melhorar gradualmente a partir da tarde e da noite, à medida que o sistema se afasta.
Mesmo em processo de deslocamento, a frente fria ainda reforça episódios de chuva entre o Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. Em algumas áreas, especialmente no Litoral Norte catarinense e no Médio Vale do Itajaí, não se descarta a ocorrência de temporais isolados. No Oeste e na Serra Catarinense, a tendência é de melhora mais consistente a partir do período noturno.
Entre quarta, quinta e sexta-feira, o tempo volta a ficar firme, com predomínio de sol em todas as regiões do estado. As temperaturas permanecem mais baixas ao amanhecer, especialmente nas áreas de maior altitude, abrindo espaço para a possibilidade de geadas isoladas na Serra Catarinense.
O destaque é que o fenômeno ocorre fora do padrão esperado para esta época do ano, já que o mês de dezembro normalmente é marcado por temperaturas mais elevadas. Municípios como São Joaquim, Urupema e Urubici, além de baixadas e vales, podem registrar geada fraca e pontual nas madrugadas de quarta e quinta-feira, um evento pouco comum para o início do verão e que chama a atenção de produtores rurais e moradores da região.
Nas demais áreas do estado, o amanhecer será apenas com o frio típico após a passagem de uma frente fria, sem registros extremos. Ao longo das tardes, as temperaturas entram em rápida elevação, com máximas próximas dos 30 °C, principalmente na sexta-feira e no fim de semana.
Para sexta e o fim de semana, a previsão indica tempo firme, com sol predominando e calor em elevação. As pancadas típicas de verão podem ocorrer de forma isolada no sábado e com maior intensidade no domingo, favorecidas pelo calor e pela umidade.
As informações são do meteorologista Piter Scheuer.
