sicred
Unifique

A Serra Catarinense e Gaúcha se preparam para enfrentar uma semana de frio intenso, com possibilidade de neve no amanhecer de segunda-feira, 12 de agosto. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, uma massa de ar frio de origem polar estará atuando na região, proporcionando dias ensolarados, com poucas nuvens, mas madrugadas e manhãs congelantes.

Entre domingo e sexta-feira, o tempo será marcado por temperaturas mínimas que podem variar entre 0 a 3 graus nas baixadas e vales, com algumas áreas experimentando até temperaturas negativas. “Há uma pequena chance de neve ou chuva congelada, principalmente nas áreas mais altas da Serra Gaúcha e Serra Catarinense, acima dos 1300, 1400 metros, durante a madrugada e o amanhecer de segunda-feira”, explica Scheuer.

A previsão indica que esse frio intenso permanecerá durante toda a semana, com mínimas de 0 a 3 graus no oeste até a Serra, Planalto Norte, Sul do Paraná, Grande Curitiba e grande parte do Rio Grande do Sul, enquanto a faixa litorânea deve registrar temperaturas entre 5 a 7 graus.

Na terça-feira, a geada será mais significativa, com temperaturas podendo chegar a -5 a -8 graus na Serra Catarinense, Serra Gaúcha, Campos de Palmas, Planalto Norte e algumas áreas do Sul do Paraná. No litoral, as mínimas ficarão entre 0 a 5 graus, com geada também nas baixadas e vales.

A partir de quarta-feira, o frio começará a perder força, com as mínimas subindo gradativamente até o fim da semana. Na sexta-feira, já são esperadas temperaturas mais elevadas, e o próximo fim de semana pode registrar temperaturas próximas ou até acima dos 30 graus na maior parte da região sul do Brasil.

Apesar das condições adversas, Scheuer destaca que a possibilidade de neve é pequena, mas não pode ser descartada, especialmente nas áreas mais altas da Serra Catarinense e Gaúcha na madrugada e manhã de segunda-feira.