sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
28/07/2025 15h32 ⟳ Atualizada em 28/07/2025 às 15h32

Uma nova onda de ar polar deve provocar uma acentuada queda nas temperaturas no Sul do Brasil já a partir da madrugada desta terça-feira, 29 de julho. De acordo com o Climatempo, a combinação do frio intenso com a umidade residual de um ciclone extratropical em alto-mar pode favorecer a ocorrência de neve nos pontos mais altos da Serra Catarinense, especialmente entre a madrugada e o amanhecer.

As mínimas devem ser bastante baixas em várias regiões, com possibilidade de formação de geada no centro-sul e leste do Paraná, no centro-norte e oeste do Rio Grande do Sul e em grande parte de Santa Catarina. A capital paranaense, Curitiba, pode amanhecer com apenas 4°C, segundo as projeções.

A condição para neve é típica quando há a combinação entre três fatores: ar frio intenso, umidade e altitude. É justamente essa tríade que deve se concretizar nas áreas serranas catarinenses durante a madrugada, tornando o fenômeno possível — embora ainda incerto em relação à intensidade e abrangência.

Com a expectativa de temperaturas negativas em pontos como São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra, moradores e turistas devem se preparar para um amanhecer gelado e, possivelmente, com paisagens esbranquiçadas pelo fenômeno.

A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em estradas da região serrana, especialmente durante as primeiras horas do dia, devido à formação de gelo na pista, que pode oferecer riscos aos motoristas.

Essa incursão de ar polar é típica do inverno rigoroso da Região Sul, e volta a colocar em alerta não apenas os setores de meteorologia e turismo, mas também os produtores rurais, que podem ser afetados pelas geadas intensas nos próximos dias.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.