sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
14/01/2026 09h09 ⟳ Atualizada em 14/01/2026 às 09h09

O aumento no número de furtos de hidrômetros tem gerado preocupação entre moradores de São Joaquim. Somente nos últimos dias, ao menos sete a oito equipamentos foram furtados em diferentes pontos do município, conforme levantamento já registrado junto à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

De acordo com o Chefe da Agencia  da Casan em São Joaquim, Luiz Carlos do Amaral, os casos se intensificaram recentemente e seguem uma tendência observada em outras cidades de Santa Catarina. “Só na última semana tivemos sete, oito ocorrências já identificadas e comunicadas à Casan”, destacou.

Diante da situação, a principal orientação para quem tiver o hidrômetro furtado é registrar imediatamente um boletim de ocorrência, seja presencialmente na delegacia ou de forma online. Em seguida, o documento deve ser apresentado à Casan. Segundo Luiz Carlos, essa medida é fundamental, pois a responsabilidade pela guarda do hidrômetro é do usuário. “O boletim de ocorrência é necessário para que o consumidor possa ser avaliado e isentado de eventuais multas relacionadas à substituição do equipamento”, explicou.

A Casan informou ainda que está atuando em conjunto com as forças de segurança. Em São Joaquim, algumas imagens já estão sendo analisadas, e a Polícia Civil deve investigar cada boletim de ocorrência para identificar tanto os autores dos furtos quanto possíveis responsáveis pela receptação dos hidrômetros.

Entre as vítimas está Irineu Kroich, conhecido como Grego do Laboratório. Ele relata a surpresa e a indignação ao perceber o furto logo pela manhã. “Acordei para trabalhar e ouvi um barulho de água. Quando fui ver, o hidrômetro tinha sido furtado. A água estava vazando”, contou.

Para Irineu, o sentimento é de frustração e insegurança. “A sensação é de impunidade. A gente acaba acreditando que não vai dar em nada. Além do prejuízo, ainda tem toda a burocracia de fazer boletim de ocorrência, ir até a Casan, perdendo tempo”, desabafou.

Mesmo possuindo câmeras de monitoramento, o morador afirma que agora precisará redobrar a atenção. “Vou verificar as imagens e já registrei o ocorrido na Casan. Agora é esperar. O problema é ficar sem água por um tempo. Veja a que ponto estamos chegando”, lamentou.

A Casan reforça o pedido para que a população fique atenta, comunique qualquer atitude suspeita e, em caso de furto, procure imediatamente as autoridades e a companhia para evitar maiores prejuízos e transtornos.

 

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.